Por Vânia Castro/SESAU
Profissionais da Secretaria da Saúde de Juazeiro promoveram nesta segunda-feira, 05, atividades educativas com todas as pacientes internadas na Maternidade Municipal para fortalecer o aleitamento materno e garantir esse tipo de alimento para os bebês recém-nascidos.
A ação se deve a Semana Mundial de Amamentação, que acontece até esta quarta, dia 07 e também a nona atividade do projeto “A Gestante e o Bebê: e os Nossos Direitos?”, realizada pela Secretaria da Saúde desde março deste ano.
Com o tema: “Mitos e verdades sobre a amamentação”, a articuladora dos selos Unicef e Abrinq da Secretaria da Saúde, Carla Lorena Pesqueira e a enfermeira do Núcleo de Humanização, Silvane Braga, levaram novas informações, tiraram dúvidas e esclareceram fatores importantes para garantir uma amamentação correta e saudável.
“Aprendi bastante. Sei bem agora quais alimentos devo evitar para amamentar de maneira saudável, além de saber as posições para uma melhor amamentação. Dei leite por um ano para meu primeiro filho e quero dá para o segundo bem mais, quem sabe dois anos”, garantiu Simone Maria da Silva, 26 anos.
Na oportunidade, foram distribuídos para as mamães guias rápidos da amamentação e materiais educativos e informativos com explicações sobre o que são mitos e verdades na hora da amamentação. “O leite materno é completo, portanto não é preciso dá chás, água e sucos ou outro leite nos primeiros 6 meses de idade da criança, além de ser um alimento que pode ser congelado, seguindo as orientações médicas. É normal o leite está claro nos primeiros dias, mas quanto mais a mãe der a mama, o leite materno virá normal”, esclareceu Carla Lorena.
Para a moradora de Maniçoba e dona de casa, Maria Lidiana do Nascimento, 32 anos, as informações incentivam a administrar as dificuldades com mais sabedoria. “Com isso, amamentarei da forma correta, dando mais saúde para meu filho. Tive quatro filhos e com todos tive dúvidas, mas agora saberei dar o leite materno da maneira certa”, afirmou.
Na opinião da dona de casa, Amanda Carla Aguiar, 34 anos, as explicações foram importantes. “Me sentirei mais segura e saberei cuidar melhor do meu primeiro filho. Estou muito feliz com as dicas e agora sei que o leite materno tem os nutrientes necessários para a saúde do meu filho”, finalizou.
O Projeto “A gestante e o bebê” faz parte de mais uma ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro em que confirma os avanços das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).
O objetivo do projeto é oferecer as gestantes uma assistência humanizada no período do pré e pós-parto, esclarecendo as mães sobre os seus direitos. Até o dia 07 de agosto, seguem programações direcionadas as mães que estiverem internadas na Maternidade, orientando-as sobre a importância do leite materno, durante a tarde.