Em requerimento enviado à Mesa diretora da Câmara, o vereador José Carlos Medeiros (PV) solicitou que a Câmara solicite do o empresário Assunção de Castro, uma escultura feita em homenagem ao ex-vereador Samuel Ayres do Nascimento para que possa colocada no Memorial do Legislativo Municipal. A estátua foi encomendada pelo empresário ao artista plástico Ledo Ivo, o mesmo que criou o Nego D’água.
Para Medeiros, essa é uma justa homenagem ao grande homem público que empregou sua marca de gestão eficiente na Câmara Vereadores. “Juazeiro se orgulha até hoje de Samuel. Ele foi um exemplo de vereador e presidente; a Casa Aprígio Duarte, sede do parlamento de Juazeiro, foi realizada em sua gestão e com recursos próprios. Tivemos a oportunidade de caminhar com ele em 2004 na sua candidatura a prefeito quando pensamos, pela primeira vez, em transformar a história política da nossa cidade e atesto o quão sério e honesto ele era. Essa será uma grande homenagem deste parlamento ao homem que pensou nossa cidade grande”, afirmou.
De acordo com o presidente da Câmara Vereadores Nilson Barbosa, a Mesa diretora vai enviar um ofício ao empresário para acertar os detalhes. “Vamos abrir um diálogo com o dono da escultura, Assunção de Castro, para concretizar esse requerimento de autoria do vereador Medeiros. Samuel Nascimento foi, de fato, um grande parlamentar e essa homenagem é mais que justa”.
Samuel Nascimento
Delegado de policia, Samuel exerceu cinco mandatos consecutivos de vereador (1982/2004), ocupou a presidência da Câmara de Juazeiro no biênio (1989/2000) deixando como marco, a construção da atual sede do Legislativo Municipal. O ex-presidente faleceu dia 30 de dezembro de 2007 vitima de um infarto.
Na eleição de 2004, Samuel Nascimento foi candidato a prefeito, mas teve a sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, por ser cunhado do então gestor e candidato à reeleição, Joseph Bandeira (PT), casado com sua irmã, a vereadora Flor de Maria. Em sua companhia na chapa, Samuel contou como candidata a vice a professora Vera Lúcia Medeiros.
(Fotos Vandeci Carlos)