Não há solução brilhante para caderneta da poupança, diz ex-BC

Analistas trocam informações, os jornais apresentam soluções possíveis que estariam sendo avaliadas pelo governo, para que o rendimento da caderneta não prejudique uma queda maior da taxa de juros básica da economia.

“Cada dia com a sua agonia”, disse a presidente Dilma Rousseff, depois dos jornalistas de Brasília insistirem muito para que ela falasse sobre as mudanças na remuneração da caderneta de poupança. A “agonia” da vez é exatamente ela, a poupança.

“Não há uma solução brilhante. Qualquer solução terá alguma consequência negativa que terá que ser reolvida ao longo do tempo. O assunto é complexo e dá uma tentação de usar paliativos”, alerta Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central.

Para acalmar os ânimos, a presidente Dilma disse mais aos jornalistas: “Não adianta vocês anteciparem (possíveis medidas). Sem dúvida nenhuma todas as questões vão ser avaliadas pelo governo com muita calma, muita tranqüilidade”.

Mas o debate já está acalorado. Analistas trocam informações, os jornais apresentam soluções possíveis que estariam sendo avaliadas pelo governo, para que o rendimento da caderneta não prejudique uma queda maior da taxa de juros básica da economia.

Explico: as aplicações na caderneta têm rendimento garantido pela TR mais 6% ao ano, o que dá, atualmente, 6,17%aa. Se o BC seguir firme no corte dos juros, na semana passada ele baixou a taxa para 9% ao ano, os investidores podem ficar tentados a mudar de um fundo de renda fixa, por exemplo, para a velha e boa caderneta.

A poupança não paga imposto nem taxa de administração. Para ter esses benefícios, os poupadores aceitam ganhar menos do que os outros produtos oferecidos pelos bancos. Enquanto a taxa Selic, referência para rendimento dos fundos de renda fixa, estava alta, a remuneração da poupança ficava conservadora demais. Com a Selic mais baixa, muito perto da TR, pode ficar mais barato e mais rentável migrar para a poupança, que além de isenta, não corre riscos.

Essa migração tem efeitos negativos. Se os bancos comprarem menos títulos do governo para aplicar o dinheiro dos seus investidores, pode haver problemas na gestão da divida pública. Para os bancos, não é tão grave, desde que não haja um descasamento das operações de crédito em suas carteiras. O crédito imobiliário pode receber uma injeção de recursos, já que os depósitos na caderneta são direcionados para os financiamentos. Mas pode ser uma coisa passageira, que pode causar desequilíbrios no sistema.

“Em algum momento isso terá que acontecer. Se estamos pensando em juros baixos, temos que mexer. O governo tem que pensar com calma, discutir com mercado, a solução está ao final de um labirinto. Não é uma coisa para se fazer de supetão”, diz Loyola.

No escaninho das ideias para mudar o rendimento da poupança estão: tributação dos depósitos para valores mais altos; atrelar a remuneração a um porcentual da Selic; acabar com os 6% que se somam à TR para o cálculo do rendimento; entre outras. Entre elas há as de execução mais simples e rápida, mas com efeitos arriscados no curto prazo. Há também as mais complexas, mas com visão de longo prazo e planejamento para correção dos rumos durante a mudança.

Enquanto a solução não vem, o economista Gustavo Loyola sugere que se mude a pergunta sobre a necessidade de se mexer na poupança agora. “Eu acredito que, nesse processo, devemos olhar para o que queremos para o crédito imobiliário no país e não por causa de juros mais baixos. Há um consenso de que o crédito imobiliário no país ainda é muito baixo, precisa crescer. Mexer na poupança é mexer com os tomadores de crédito imobiliário. Tem que ser uma equação equilibrada. Essa é a pergunta que nós precisamos fazer”.

A boa noticia desse debate é que ele revela um amadurecimento da economia brasileira. As barreiras de hoje foram a proteção para os poupadores da caderneta durante décadas. Hoje, ela não faz mais sentido com a economia estável, inflação sob controle e dívida pública em patamares bem baixos. Nesse ambiente, o país pode começar a limpar as “jabuticabas” da política econômica brasileira, mas sem deixar as cascas pelo caminho.

 Thais Heredia – Jornalista com experiência na cobertura de economia e política em Brasília.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Sem Categoria

Gestão de Juazeiro inicia requalificação do Memorial da Bossa Nova, antiga casa de João Gilberto

post-image

Em Juazeiro, a memória da música brasileira ganha novos contornos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, iniciou a revitalização do Memorial Casa da Bossa Nova, espaço de homenagem localizado na residência de infância de João Gilberto, juazeirense conhecido como “pai da Bossa Nova”.

O projeto inclui a reconstrução do memorial, com o apoio da museóloga especializada Gilzia Dias Brito. O objetivo é proporcionar ao público uma experiência mais completa sobre a vida e a obra do músico.

Três salas da casa serão usadas: duas para exposições com fotos, informações e trajetória, e uma para exibição de vídeos, shows e materiais de pesquisa, além de outras novidades. Para isso, estão sendo criados dois projetos: o museográfico, que organiza o espaço, as exposições e o fluxo de visitantes, e o museológico, que define missão, visão,…

Read More
Política Relevantes

Ação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35; 1 pessoa foi morta

post-image

Ao menos 35 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado na Bahia foram detidas na manhã desta terça-feira (4), durante uma operação da Polícia Civil contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) no estado.

Realizada com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro da facção na Bahia, a Operação Freedom contou com o apoio da Polícia Militar baiana, da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Federal (PF).

Além de Salvador e Eusébio, há mandados judiciais sendo cumpridos em Ilhéus e Aratuípe, na Bahia. A Justiça também autorizou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, um homem foi morto ao reagir à ação policial. O homem, cujo nome não foi divulgado, não constava entre os alvos dos mais de 90 mandados…

Read More
Política Relevantes

Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), em Brasília, a lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). O texto prevê a cooperação entre União, estados, Distrito Federal e municípios na formulação e implementação integrada das políticas educacionais.

Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) organiza esse setor, a ideia é que a educação básica do país seja organizada pelo SNE.

Em cerimônia reservada no Palácio do Planalto, Lula agradeceu o trabalho do Congresso Nacional na criação do sistema, que está previsto na Constituição, incluído por emenda constitucional em 2009, e destacou que será uma ferramenta de acompanhamento da creche até a universidade.

Além disso, segundo ele, a medida deixa claras as responsabilidades de cada ente federado, as individuais e as compartilhadas.

Read More
Política Relevantes

Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro

post-image

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, de modo virtual, entre os dias 7 e 14 de novembro, o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão que o condenou a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia

Na mesma sessão virtual deverão ser julgados os recursos de outros seis réus, todos antigos aliados do ex-presidente e que foram considerados o núcleo principal de uma tentativa de golpe de Estado que tentou manter Bolsonaro no poder mesmo após derrota eleitoral em 2022. 

A ação penal na qual todos foram condenados entrou na pauta de julgamentos nesta terça-feira (28), um após ter se encerrado o prazo para apresentação dos recursos

Dentre os condenados, apenas não recorreu: o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e…

Read More
Política Relevantes

Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026

post-image

O Brasil e a  Indonésia assinaram, na madrugada desta quinta-feira (23), uma série de memorandos e acordos de cooperação nas mais diversas áreas, durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital do país, Jacarta.

Em declaração à imprensa, os presidentes dos dois países disseram ter visões e posicionamentos comuns com relação à situação em Gaza, à necessidade de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como sobre o papel do Brics na defesa dos interesses do sul global.

Ao confirmar que disputará as eleições presidenciais de 2026, Lula disse que novos encontros, entre ele e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, ocorrerão para tornar a relação entre os dois países cada vez mais valorosa.

Segundo Lula, os acordos assinados pelos dois chefes de Estado caminham nessa direção,…

Read More
Política Relevantes

Governo prepara pacote antifacção para endurecer combate ao crime organizado

post-image

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, encaminhou ao Palácio do Planalto um conjunto de medidas, intituladas de “pacote antifacção”, com o intuito de endurecer o combate ao crime organizado. Entre as propostas estão a criação do tipo penal de “organização criminosa qualificada”, que prevê pena de até 15 anos de prisão; apreensão e perdimento antecipado de bens; a restrição à progressão de regime para os chefes do crime; e a previsão legal para infiltrar agentes nas quadrilhas.

O projeto de lei deve passar pelo crivo do ministério da Casa Civil, comandado por Rui Costa, antes de ser enviado ao Congresso Nacional.

Segundo interlocutores do ministro da Justiça, a lei que define o crime de organização criminosa não se enquadra mais à realidade das cerca de 80 facções em atividade no país. Por isso, seria necessário a atualização…

Read More
Política Relevantes

CPMI do INSS ouve ex-dirigentes de associação e conselho nesta segunda

post-image

Mais dois depoimentos serão tomados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do do INSS nesta segunda-feira (20), a partir de 16h. Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), terá de explicar mais de R$ 1,1 bilhão em descontos indevidos de aposentados e pensionistas.

A ex-integrante do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) Tonia Andrea Inocentini Galleti deverá informar aos parlamentares o que teria bloqueado suas denúncias e pedidos de regulamentação dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados com associações e sindicatos. 

Suspeitas

A oitiva de Tonia Galleti atende a cinco requerimentos, dos senadores Izalci Lucas (PL-DF), Damares Alves (Republicanos-DF) e dos deputados Beto Pereira (PSDB-MS), Adriana Ventura (Novo-SP) e Duarte Jr. (PSB-MA).

No seu pedido (REQ 60/2025), Izalci Lucas argumenta que a investigação no âmbito da CPMI não…

Read More
Sem Categoria

País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol

post-image

O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (13), que o país contabiliza 32 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas (três a mais do que na última sexta). Ao todo, outros 181 casos seguem em investigação. Pelo menos 320 suspeitas foram descartadas.

As ocorrências confirmadas foram em São Paulo (28), no Paraná (três) e no Rio Grande do Sul (uma). As suspeitas seguem em diminuição. Eram 217 no último balanço.

Suspeitas em todas as regiões

As 181 notificações em investigação estão em São Paulo (100), em Pernambuco (43), no Espírito Santo (nove), no Rio Grande do Sul (seis), no Rio de Janeiro (cinco), em Mato Grosso do Sul (quatro), no Piauí (quatro), em Goiás (três), no Maranhão (duas), em Alagoas (duas), em Minas Gerais (uma), no Paraná (uma) e em Rondônia…

Read More