geraldoPrecisa-se urgentemente de choque de autoridade! Uma vergonha nacional; caos geral! Retóricas oficiais vazias, sem substância confiável, falácias, mentiras enganosas que causam náusea, enfim, autênticas quimeras de cabelos compridos.

O povo não é palhaço nem curto de inteligência para se acocorar diante das técnicas do ilusionismo cruel, coroado de efeitos e truques e não suporta mais a inércia e a incúria de mãos dadas com uma camada de capiongos que turvam o poder, desmoralizando-o para enfim se locupletarem com o erário.

O cinismo é um brasão que se estampa no peito com muito orgulho de impunidade! Não precisam agir à sorrelfa, mas às escâncaras, pois confiam na blindagem do corporativismo que procura estratégia para embaraçar a ação judicial.

Pais do medo das famílias que não têm sossego nem proteção. Os criminosos matam por prazer centenas de inocentes por dia. Bandos e mais bandos de assaltantes a bancos, dinamitando-os em plena luz do sol. Reúnem-se vinte a trinta bandidos, a bel-prazer, compostos de armas pesadas, fazem o que querem, matam, roubam e somem nababescamente, sem qualquer preocupação.

Seja você sua própria segurança, não espere proteção do Estado, porque é debalde. Ninguém protege ninguém. As residências tornaram-se xadrez familiar. Confie em Deus e em você, porque os próprios policiais apegam-se ao Divino para não ser abatido pela onda de fúria dos assaltantes e traficantes que impõem sua lei neste solo tupiniquim.

Policiais não viajam fardados em transporte coletivo, à exceção dos desavisados. Viajar à paisana, sua identidade bem escondida ou até mesmo dentro de sua bagagem. No bairro onde mora, principalmente nas capitais, nem mesmo seus vizinhos sabem que ele é policial, mesmo porque seu fardamento é conduzido dentro de sua sacola.

Pergunta-se, então, que país é este, em que bandidos invadem quartéis e furtam armas e munição. Que país é este em que traficantes fecham o comércio. Vivemos uma democracia de respeito ou uma anarquia sem limites? Desmintam-me se tiverem argumentos! É esta a verdade nua e crua.

Que país é este em que se convive com os respectivos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado envolvidos em escândalos, sob a mira do Judiciário devido a motivos escusos. Respondam-me, por favor. Assaltantes — mais de vinte — trancaram policiais dentro da unidade militar, passaram corrente em toda frente do prédio para impedir que viaturas saíssem e, em seguida, arrombaram dois caixas eletrônicos da cidade. Festejaram o sucesso da empreitada com centenas de tiros de fuzil. Isso está certo? Soldados terem que se ajoelhar e pedir aos assaltantes que tivessem piedade para não ceifar suas vidas. Isso está certo?

País da célebre “cracolândia”, uma pasta que desgraça nossa juventude, e até o momento o Estado está impotente para barrar essa epidemia de destruição de nossos jovens. Os organismos policiais, principalmente o serviço de inteligência, estão perdidos, sem encontrar forma de combater a disseminação desse demônio causador de violência e crimes de toda a espécie. Infelizmente o Estado jogou a toalha, não podendo demonstrar ao povo brasileiro como exterminar essa anarquia que intranqüiliza a família brasileira.

A verdade é que os mandões, chamados de “bacanas do poder”, salvo pouca e honrada exceção, são legisladores nepotistas e de causa própria que votam de acordo com o “mercado”. Ministros, governadores, senadores, deputados, muitos deles respondendo a processo judicial por improbidade, verdadeiro descaramento, cinismo profundo, sem pensar na tranquilidade social, preocupando-se apenas com futuras eleições, salvando a própria pele, deixam o povo na mira dos bandidos, traficantes e assaltantes armados em todo o território nacional.

Estão confusos quanto à maioridade penal, em face de crimes absurdos praticados por menores de idade. Por certo, sabem que a juventude está perdida e drogada por culpa, também, do próprio Estado. Este jamais se preocupou em dar assistência condigna às famílias que conviveram, por muito tempo, com a miséria. Seus filhos nasceram no leito do crime e hoje ou estão mortos ou estão recolhidos nas prisões, por falta de posicionamento do Estado que é impotente para subir morros e favelas, raiz do crime.

Nosso sistema carcerário é o limbo da sarjeta, falência que não ressocializa nenhum marginal. Os encarcerados saem da prisão com pós-graduação para mostrar suas habilidades profissionais do ato ilícito.

A Presidenta Dilma Rousseff está sendo vaiada em público e as ações violentas estão presentes nas capitais, posição do povo em revolta, enfrentando contingentes policiais. Algo está sem ordem, pois até mesmo o Partido dos Trabalhadores que dá sustentação à Presidenta acha-se presente nas páginas policiais. Faz-se, então, necessário um choque de autoridade e de respeito que inspire confiança. A anarquia está ferindo nossa Democracia e esta tem que ser mantida, doa em quem doer.

A verdade é que a Democracia está transformada em conflitos sociais, larápio dos cofres públicos, baderna em todo canto, revolta popular, tiroteio em supermercados, lojas, shoppings, etc. Crack, cocaína, maconha em larga escala. Jovens em franca prostituição, parindo que nem rato para receber dinheiro do programa “Bolsa Família”, legiões de ociosos que não querem trabalhar, que fogem da lavoura, pois confiam no cartão de crédito gratuito, aldeias indígenas tomadas pelo tóxico, enfim, uma desgraça em minha Pátria. É preciso dar um basta e se voltar ao Estado de Direito, nos trilhos da ordem e, para tanto, faz-se necessário e urgente um “Choque de Autoridade” para que a paz social reine em nossa querida pátria.

Será que não é absurdo uma “feira” de trinta e nove ministérios? Respondam-me se, de fato, isto não é uma brincadeira. Cada presidente de partido é contemplado com um ministério! Não é interessante?

As passeatas botam os policiais de pé, dentro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, humilha-os e os agridem com “porrada”, tocam fogo em bancos, saqueiam e tranquilamente se dispersam, sem o menor disfarce. Não é engraçado para nossa soberania?

Impostos exorbitantes, os maiores do mundo, sem retorno e gastos de bilhões de reais com arenas de futebol com vistas à realização de jogos da copa, muito deles verdadeiros elefantes brancos, enquanto os setores de saúde e educação vivem pedindo esmolas! O povo está revoltado e com razão. Dizia o grande abolicionista, filho de uma alforriada negra, José do Patrocínio: “Ou obedece à vontade do povo ou cai!”.

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Bel. em Direito – Membro da Academia Juazeirense de Letras – Escritor – Cronista – Membro da ABI/Seccional Norte.

(Minhas Percepções – “Coletâneas de Crônicas” do autor Geraldo Dias de Andrade está a venda nas principais livrarias da cidade).

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Sem Categoria

1º LIRAa de 2025 aponta cenário sem risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina

post-image

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, concluiu o primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa) de 2025. A ação foi realizada do dia 6 a 10 de Janeiro, apresentando resultado médio de 0,4%. O percentual deixa o município fora de risco de infestação por arboviroses.

Dentro do percentual apresentado, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram os bairros Dom Avelar e São Joaquim, com 1,2% ; Novo Tempo e Pedra Linda, obtiveram 1,3%. Diante dos resultados, a Secretaria de Saúde informou que vai continuar executando planos de ações pelos quatro cantos do município, realizando mutirão para remover criadouros e orientações educativas para a população.

Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde…

Read More
Política Relevantes

Lula e Bolsonaro empatam nas intenções de voto para 2026 em cenário com Marçal

post-image

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Paraná Pesquisas mostra um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026, caso o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) participe da eleição. Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 33,9%. Pablo Marçal, que anunciou sua pré-candidatura no dia 8, tem 6,1%. A entrada de Marçal na disputa sugere que ele atrai votos da direita, impactando diretamente o desempenho de Bolsonaro. O levantamento entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

O cenário sem Marçal, porém, altera a dinâmica da disputa. Bolsonaro alcança 37,3%, enquanto Lula registra 34,4%. Apesar disso, o empate técnico se mantém no limite da margem de erro….

Read More
Política Relevantes

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (12), que os governos federal e estaduais apresentem, em um prazo de 30 dias, a publicação de normas para uso de recursos de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior.

A decisão do ministro leva em conta a necessidade de “prestação de contas adequadas quanto às emendas parlamentares federais, com transparência e rastreabilidade” tanto nas universidades “como nas suas respectivas Fundações de Apoio”.

Dino fez a determinação ao ministério da Educação (MEC), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Advocacia-Geral da União (AGU) e, “por simetria”, aos Estados, que deverão “proceder da mesma maneira”.

Dino pediu urgência na divulgação e determinou que a decisão tenha ciência dos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Suzana Ramos esclarece sobre fake news de suposto recebimento de rescisão

post-image

A ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, desmente categoricamente as informações falsas que circulam na imprensa e nas redes sociais, alegando que a mesma teria recebido valores referentes a rescisão trabalhista ao término de sua gestão.

Essa acusação é completamente infundada e evidencia o uso de má-fé por parte de quem divulga ou compartilha tais notícias. É lamentável que, em vez de contribuírem para a construção de um debate público saudável, algumas pessoas e veículos optem por disseminar mentiras com o objetivo de causar prejuízos à imagem pessoal e política de Suzana Ramos.

Compartilhar informações sem comprovação não só viola princípios éticos, mas também causa danos reputacionais irreparáveis, além de configurarem crime de calúnia, difamação e propagação de fake news, conforme previsto na legislação brasileira, e estão sendo devidamente analisadas por nossa equipe jurídica.

Suzana…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito de Juazeiro e secretária de Saúde da Bahia entregam ambulância e equipamentos para a UPA e Maternidade Municipal

post-image

Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, entregaram uma ambulância, medicamentos e equipamentos hospitalares destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à Maternidade Municipal. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado e totalizou um investimento de R$ 700 mil.

Para a população a ajuda vem em  boa hora. Adailton Santos, que no momento da entrega estava saindo da Maternidade ao lado de esposa Vanessa Xavier, se sentiu mais seguro com a chegada dos novos equipamentos. O casal aguarda o nascimento da filha Alice na próxima semana. “A higiene da Maternidade está bem melhor, o atendimento também e, agora, presenciando esses novos equipamentos chegando, ficamos satisfeitos. Estávamos preocupados com o parto dela, mas agora estou mais tranquilo”, disse Adailton. Vanessa também…

Read More
Política Relevantes

Jerônimo anuncia ações emergenciais e programa de investimentos em reuniões com novos prefeitos

post-image

Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá.

O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.

“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Prefeito Simão Durando recebe presidente e integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Petrolina

post-image

Nesta quinta-feira (2), o prefeito Simão Durando se reuniu com os vereadores eleitos para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina para o biênio 2025/2026. A reunião teve como objetivo reforçar o compromisso de diálogo entre os poderes executivo e legislativo, e já discutir também projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade.

A conversa foi marcada por um espírito de parceria e respeito. Todos os vereadores tiveram um momento de fala e reforçaram o compromisso de atuar em harmonia com o poder executivo nos próximos anos.

Na oportunidade, o prefeito Simão Durando parabenizou os vereadores eleitos para a mesa diretora e destacou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade e bem estar da população. O prefeito ainda apresentou projetos que serão enviados para a casa legislativa nos próximos dias, como a…

Read More
Sem Categoria

Lula assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 1.518

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), decreto que eleva o salário mínimo para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025.

O aumento de R$ 106 em relação ao valor anterior supera a inflação acumulada no período.

Lula havia sancionado a lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030.

O cálculo para o novo salário mínimo considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,84% nos últimos 12 meses até novembro mais os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o representa ganho real acima da inflação.

“É importante lembrar, e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do decreto, que em seu governo o salário mínimo terá reajuste acima da inflação…

Read More