A menor MSM, de 9 anos, residente em Juazeiro, foi admitida na oncologia do Hospital Dom Malan, com diagnóstico de leucemia aguda, sendo tratada com quimioterapia, apresentou excelente resposta com apenas 4 internações. Este tipo de tratamento seria apenas realizado nas capitais até fevereiro de 2011, quando passou a funcionar a enfermaria de pediatria oncológica no hospital, que abriga 5 leitos para crianças e 10 leitos para pacientes adultos, o serviço funciona em parceria com a APAMI. Não obstante o delicado quadro de saúde da criança, a família também apresenta condição social carente, a mãe está no sexto mês de gestação e também internada no setor de auto risco do HDM por complicações, tem 9 filhos, está desempregada e o pai auxiliar de serviços gerais, relatam dificuldades: “Não tem cama em casa para ela dormir, fica no colchão no chão mesmo!”
“Esta é a nossa primeira paciente a ser tratada de leucemia na cidade. Todo o tratamento, que consta de quimioterapia, tem duração média de 1 ano e meio e a resposta dela está sendo satisfatória, estando atualmente em fase de consolidação da remissão, com redução das células leucêmicas na medula óssea. O grande avanço deve-se ao fato dos pacientes não mais precisarem se deslocar para realizar o tratamento em outras cidades, pois como se trata de uma doença grave a presença da família é de fundamental importância para recuperação da criança, bem como a adesão ao tratamento proporcionando assim uma melhor resposta clínica.” Esclarece a Dra. Anna Caroline – Oncologista Pediátrica, do HDM.
O Voluntariado do HDM está preparando uma campanha para arrecadação de doações e poder ajudar a família da paciente. Aqueles que desejarem contribuir podem procurar o setor para fazer doações, através do contato, com Simone ou Aparecida pelo telefone (87) 3202-7000, ramal 7032.