Uma onda de poderosas tempestades e tornados castigou os estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa, nos Estados Unidos, neste sábado (14) e domingo (15), matando pelo menos duas pessoas em Oklahoma e deixando dezenas de feridos.
Várias construções, inclusive de grande porte, ficaram danificadas.
Um hospital em Creston, em Iowa, e o aeroporto de Wichita, no Kansas, foram alguns dos prédios que sofreram danos.
Boa parte da pequena localidade de Thurman, no oeste de Iowa, ficou destruída.
Os 250 moradores do local deixaram a região a tempo e muitos deles se refugiaram na prefeitura local, segundo a Fox News.
O primeiro dos tornados foi registrado em Norman, em Oklahoma, e deixou pelo menos 18 pessoas levemente feridas, além de ter causado danos em vários edifícios, de acordo com o jornal “The Oklahoman”.
Pouco depois da meia-noite, um tornado atingiu Woodward, uma cidade de 12.000 habitantes localizada ao nordeste de Oklahoma City, destruindo casas e empresas e ferindo várias pessoas.
O Centro Federal de Prognóstico de Tempestades emitiu alerta de “alto risco” para os estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa, que no total têm uma população de cinco milhões de pessoas.
Ashley Quinton anda entre os destroços da casa de sua amiga Sherry Enochs na tentativa de salvar ben, neste sábado (14), na cidade texana de Forney (Foto: AP)
A última vez que esse centro lançou um alerta de alto risco foi em abril de 2011, quando um devastador temporal arrasou o sul e o leste do país deixando pelo menos 347 mortos em apenas uma semana.
O instituto informou ainda que as tempestades podem mudar para o leste, movendo-se em direção a Wisconsin, Illinois e Missouri.