A operação especial de festejos juninos da PRF começa no dia 16 e segue até 29 de junho, quando se celebra a festa de São Pedro. No São João deste ano, temos dois diferenciais: primeiro, a proximidade do feriado de Corpus com o feriado de São João, o que vai acabar intensificando o fluxo.
Durante todo o período, haverá fiscalização com radares móveis, além dos fixos que já ficam espalhados nas principais rodovias. Além disso, os policiais devem ficar atentos a condutas que são consideradas mais frequentes nessa época do ano, segundo a chefe do núcleo de comunicação da PRF.
Uma das infrações mais comuns é a de transitar pelo acostamento. “Muitas pessoas tentando fugir dos congestionamentos acabam com essa conduta. Estaremos de olho, porque é uma das coisas que a gente acompanha também pelas câmeras do centro de controle”, explica Fernanda Maciel.
Condutores que passarem pelos pontos de fiscalização da PRF também poderão ser submetidos ao teste do bafômetro. “Quando a gente fala de festas, infelizmente elas estão associadas ao consumo de bebidas alcoólicas, ainda mais no São João, com a tradição do licor”.
Ultrapassagens também serão observadas com o monitoramento de câmeras, mas principalmente na BR-116, onde há mais trechos de pista simples e, como consequência, mais ultrapassagens indevidas. “Outra questão para os condutores é o alerta do cinto de segurança, que é de uso obrigatório para todos os passageiros. Muitas pessoas se deslocam também por transporte coletivo e, infelizmente, no ônibus, há uma falsa sensação de segurança. Muitos acabam negligenciando o cinto”, completa.
A recomendação da PRF é de fazer planejamento para a viagem, tanto com a revisão do veículo quanto com a consideração de que pode haver engarrafamentos. “Pedimos que façam a viagem descansados, que levem alimentos e água e que abasteçam o carro, porque a gente sabe que as rodovias são marcadas por congestionamentos nesse período”.
Redegn
Foto Ney Vital
Arquivo PRF