Orlando Silva reitera na Câmara que não surgirão provas contra ele

‘Quem tem provas do malfeito dele sou eu’, disse ministro sobre acusador.
Ele participou de audiência de comissões na Câmara dos Deputados.

O ministro do Esporte Orlando Silva

O ministro do Esporte,  Orlando Silva, reiterou  ontem (18), durante audiência na Câmara, que não há provas contra ele no caso da denúncia de que participou de um esquema de desvio de verbas do programa Segundo Tempo, destinado a incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes.

Em entrevista nesta segunda (17) no ministério, Silva havia dito que não há e nem irão surgir provas contra ele. “Não houve, não há e não haverá nenhuma prova das mentiras faladas por esse crimonoso”, disse na entrevista.

O ministro compareceu a audiência conjunta das comissões de Fiscalização e Controle e Turismo e Desporto da Câmara, que durou mais de três horas e meia. A participação do ministro na audiência foi antecipada em razão da denúncia. A antecipação da audiência foi negociada por deputados do PC do B, partido do ministro.

Em reportagem publicada neste final de semana pela revista “Veja”, o policial militar João Dias Ferreira, preso pela Polícia Civil de Brasília em 2010, disse que Silva recebeu um pacote de dinheiro na garagem do ministério, o que ele nega.

“Faça e prove o que diz. Até aqui, esse desqualificado não provou. Não provou porque não tem provas. Quem tem provas do malfeito dele sou eu, que estão aqui”, disse o ministro, brandindo, sob os aplausos de deputados, papéis do processo judicial ao qual João Dias Ferreira responde por suposto desvio de verba pública e enriquecimento ilícito.

O ministro disse ter colocado à disposição da Procuradoria Geral da República (PGR) os sigilos fiscal, bancário e telefônico para que possa ser feita a apuração do caso. “Está tudo aberto”, afirmou Silva, que  havia solicitado à PGR que instaurasse uma investigação. Nesta terça, o procurador-geral  Roberto Gurgel disse que vai apurar.

Oposição 


Ao mesmo tempo em que Silva falava na audiência, Dias Ferreira se reuniu, em outra sala da Câmara, com parlamentares da oposição. Pela manhã, alegando problemas de saúde, o PM pediu o adiamento do depoimento que daria à Polícia Federal.

Após o encontro, o policial militar disse que tem provas e vai apresentá-las. “Vão surgir diversos documentos em breve que vão provar essa situação”, declarou.

O deputado ACM Neto (DEM-BA) afirmou que, no depoimento aos oposicionistas, que classificou como “estarrecedor”, Dias apresentou “provas materiais” contra o ministro. Líder do DEM, ACM Neto disse que não faria nenhuma pergunta a Orlando Silva porque a audiência era um “palanque armado” para que o ministro fizesse sua defesa. Segundo o deputado, o acusador tinha de ser ouvido antes do ministro.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), afirmou que os partidos de oposição apresentarão hoje (19) requerimento para que João Dias Ferreira seja ouvido na próxima quinta (20). “O que foi montado hoje aqui foi uma defesa ampla e plena do ministro. Não se esclareceu nada”, disse Nogueira.

Durante a audiência, o deputado Vaz de Lima (PSDB-SP) sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério do Esporte e pediu a Orlando Silva que assinasse um requerimento com essa finalidade, como forma de demonstrar inocência. O ministro não assinou. “Não cabe a outro poder [Executivo] se imiscuir no que compete ao outro poder [Legislativo], constranger os parlamentares sobre essa matéria”, justificou Silva.

Interesse ferido

Orlando Silva afirmou que a denúncia é a “reação de um interesse ferido”. “Acusar alguém e não provar é tribunal de exceção. Isso tangencia com o fascismo, tangencia com o autoritarismo”, afirmou aos deputados.

Na fala aos deputados, Orlando Silva rebateu a acusação de Dias Ferreira, segundo a qual o ministro teria proposto um acordo para que ele, Dias, não denunciasse as irregularidades.

Segundo o ministro, o policial militar teria feito “insinuações de denúncia” às quais Silva disse que respondeu da seguinte maneira: ““Se há o que denunciar, que faça, que prove ao Ministério Público, à Justiça, á imprensa. Faça e prove o que diz””.

Orlando Silva também rejeitou a suspeita de que um suposto esquema de desvio de verba no ministério atenderia a interesses do partido dele, o PC do B. “É uma irresponsabilidade a segunda acusação de esquema eleitoral para beneficiar meu partido, Quero rechaçar essa segunda falácia””, afirmou.

 

OS PRINCIPAIS PONTOS DE DEFESA DO MINISTRO
– Diz que “não houve, não há e não haverá” provas contra ele.
– Afirma que o acusador, o policial militar João Dias Ferreira, é “desqualificado”, “criminoso” e mente.
– Pediu à Polícia Federal, à Procuradoria Geral da República e à Comissão de Ética da Presidência que o investiguem.
– Diz que abrirá para investigação os sigilos bancário, fiscal e telefônico.
– Nega e classifica de “irresponsabilidade” a acusação de que o Ministério do Esporte foi usado para desviar verba pública para o partido ao qual é filiado, o PC do B.
– Diz que é falsa a afirmação do policial de que ele, Orlando Silva, propôs um acordo para não ser denunciado. “Se há o que denunciar, que faça, que prove.”
– Tomou a iniciativa de pedir para depor na Câmara e no Senado e apresentar explicações aos parlamentares.

 

FONTE: G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Bahia: Governador reúne chefes e comandantes das forças de segurança para avaliação e balanço de ações

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço de resultados. Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o estado”, pontuou o governador.

De acordo com o secretário de segurança pública, Marcelo Werner, a integração é fundamental e ela tem sido total entre as…

Read More
Política

Alckmin atribui desindustrialização no Brasil ao alto custo de produção

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a atribuir nesta terça-feira, 22, o processo de desindustrialização no Brasil e no mundo ao fato de os países terem se tornado caros para a produção fabril. O Brasil nos últimos 40 anos, segundo o vice-presidente, sofreu um processo de desindustrialização, severo e precoce.
“O que concluímos é que os povos perderam parte de sua indústria porque ficaram caros”, disse Alckmin, emendando que hoje a tática é produzir bem e barato, o que levou parte da indústria do mundo para os países asiáticos, onde se produz bem e barato.

De acordo com o vice-presidente e ministro, a globalização continua mais avançada, mas o País não pode parar de fabricar produtos essenciais e deu como exemplo os medicamentos. Alckmin citou o aumento do protecionismo mundo e lembrou…

Read More
Petrolina Relevantes Sem Categoria

Projeto Usina Cultural começa programação com oficinas de arte gratuita

post-image

Com data marcada para entre os dias 6 e 9 de novembro próximo, o festival Usina Cultural do Vale do São Francisco, vai oferecer uma programação diversificada, começando com a oferta gratuita de oficinas de arte.

O poeta e cantador, Maviael Melo, dá início a série de oficinas, logo na quarta-feira (6), às 9h, na escola Mandacaru (bairro Jardim Primavera). Durante a oficina de literatura de cordel, Maviael, que também é coordenador do projeto, vai trabalhar com os jovens técnicas necessárias à produção das poesias rimadas bastante popularizadas no Nordeste brasileiro.

No dia 7, a escola Modelo, na zona urbana da cidade, vai vivenciar, a partir das 9h, a oficina de Fotografia com a educadora e Fotógrafa Manuela Cavadas. A capacitação visa proporcionar aos jovens o crescimento da auto-estima e da capacidade de expressão. Já no dia…

Read More
Política Relevantes

Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (17) suspender a regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que são policiais civis e federais.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) para suspender a regra da Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro, que fixou a idade mínima de 55 anos para homens e mulheres.

A entidade alega que o Congresso desconsiderou a diferenciação de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposentadoria especial.

Ao analisar o caso, Flávio Dino decidiu suspender a regra por entender que a diferenciação no tempo de aposentadoria entre homens e mulheres sempre vigorou desde a Constituição…

Read More
Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More