Depois de muito louvor, adoração e orações, o pastor Jair Silas foi empossado como novo Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Juazeiro, durante um culto evangelístico, na noite do sábado (26). O Culto foi presidido pelo Pastor Valdomiro Pereira, Presidente da CEADEB – Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia.
O ato de posse foi marcado pela alegria da sucessão ministerial e a certeza da continuidade dos trabalhos iniciados há quase 39 anos pelo saudoso pastor Manoel Marques, pai de Jair, falecido no mês de setembro deste ano.
Além de cumprir o que manda o estatuto, a posse do pastor Silas foi uma solicitação da comunidade assembleiana que entendeu que o pastor é conhecedor de suas necessidades e que sempre demonstrou seu compromisso com a palavra de Deus enquanto vice-presidente da igreja.
Durante a solenidade de posse muitos evangélicos usaram da palavra de diversas formas, fosse cantando ou louvando, sempre levando uma mensagem bíblica aos presentes, mais em especial ao pastor Jair Silas. Este assume uma grande responsabilidade, citada com precisão pelos pastores Jair Cardoso, Assembleia de Curaçá, e Geovazio Monteiro, Assembleia de Juazeiro, que representaram a sede e o interior.
Após fazer um breve relato da importância dos trabalhos realizados pelo saudoso Pastor Manoel Marques, o pastor Geovázio Monteiro falou da alegria desse momento que é a posse do pastor Silas e se dirigindo ao novo presidente da Assembleia de Deus disse “Grande é a responsabilidade que assume agora. O peso é pesado, mas o Senhor (Deus) está na direção, e como o Senhor esta na direção tudo dará certo e chegaremos todos a terra prometida”, assegurou.
O ato da posse
A hora mais esperada da noite aconteceu através do Pastor Valdomiro Pereira, Presidente da CEADEB, ao passar à bíblia sagrada as mãos do pastor Jair Silas, um ato simbólico, que confirma a posse do mesmo a presidência da Assembleia de Deus em Juazeiro, para depois assinar o documento oficial de posse.
O pastor Valdomiro Pereira falou da importância do momento, primeiro por conhecer a historia de 39 anos do pastor Manoel Marques a frente da Igreja em Juazeiro e depois por saber que a obra iniciada por ele será continuada com a posse do pastor Jair Silas, seu filho. “tenho certeza que essa alegria é compartilhada por todos que fazem a assembleia de Deus, foi o que ficou demonstrado aqui hoje”, o pastor Valdomiro deixou uma palavra de conforto ao novo presidente da assembleia de Deus. “continue sendo fiel a Deus, permaneça sendo obediente a sua palavra que tudo dará certo”, disse.
Durante a posse o Pastor Jair reafirmou seus três primeiros desafios em sua missão como Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Juazeiro: 1º: Honrar a Deus e ser fiel a sua palavra, como Ministro do Evangelho; 2º: Honrar a memória do Pastor Manoel Marques, procurando preservar os princípios doutrinários da igreja; e 3º: Satisfazer a expectativa da igreja, especialmente em relação à Evangelização, Missões, Escola Dominical e Departamento da Família. Para tanto pediu aos assembleianos orações e compreensão.
Quando falou com a equipe do Diário da Região o Pastor Presidente disse que esse era um momento de muita emoção e de muita responsabilidade também, isso por esta substituindo um pastor como seu pai, amigo e orientador, Manoel Marques. “Estou sim preocupado, mas também sei que estou pronto, pois afinal quem me chamou ao trabalho foi Jesus, que me deu a capacidade de estar a frente dessa obra que não é minha, é dele (Jesus)”.
O pastor deixou uma mensagem otimista para todos aqueles que o apoiaram nessa fase transitória. ”Quem espera no senhor renovaram suas forças, correrão não se cansarão caminharão e não se fatigarão, este texto é para reflexão e meditação de todos”, concluiu.
O diretor fundador do Diário da Região, Dr. Paganini, também prestigiou a solenidade de posse, e se colocou novamente a disposição da família do eterno pastor Manoel Marques, reconhecendo que a posse do pastor Jair Silas na presidência da Assembleia de Deus em Juazeiro representa uma herança ministerial, seguindo o legado deixado pelo bom pastor Manuel Marques.
Por Lidiane Souza
Foto: Cristina Duarte