As vendas de 2011 em Petrolina superaram as de 2010 em quase 5%. Este foi o resultado da pesquisa que a Federação de Comércio, Bens e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizou na cidade. O resultado está próximo aos 6% registrados na Região Metropolitana do Recife. Lembrar que 2011 foi um ano de desaceleração da economia e que a base de comparação (ano de 2010) é muito alta. Trata-se, portanto, de um bom resultado. Note que o desempenho do comércio tradicional foi superior ao do shopping.
As vendas de fim de ano foram maiores que o esperado para mais de 37% de empresários e gerentes, e menores para 27,68%, evidenciando um bom resultado. Também neste tópico o desempenho do comércio tradicional foi superior.
Consumidores
Os consumidores consideram que sua situação financeira está melhorando. Para mais de 32% a renda familiar é maior do que ha seis meses atrás, um percentual mais de duas vezes superior aos 15,54% que admitiram queda. Deve ser notado que a classe C, com renda de mais de 3 até 10 salários mínimos, registra uma melhora nitidamente superior às das classes de renda A-B (renda maior que 10s.m.) e D-E (renda inferior a 3 sm).
Os consumidores estão otimistas em relação ao futuro. Quase 54% acreditam que sua renda familiar daqui a seis meses será maior do que a atual, contra somente 6,45% que admitem que diminuirá. Note que a classe C também se destaca por seu otimismo, mas todas as classes estão muito otimistas.
Um resultado interessante para um público formado por empresários do varejo é a pretensão de compra dos consumidores para o ano de 2012. Os grupos de maior renda estão focados na compra de automóveis e notebooks e a classe C em automóveis e em motos. Um resultado curioso é a forte presença dos tablets no plano de consumo da classe D-E, embora seja a TV sua principal intenção de compra.
Foto: Divulgação