A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, esta semana, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, o primeiro caso de morte por dengue em Pernambuco, no ano de 2012. O Estado registrou um aumento de 75% nas notificações dos casos da doença, em relação ao mesmo período do ano passado, e figura na lista de alerta do Ministério da Saúde, entre os estados em situação de risco. Na contramão dessa realidade, Petrolina vem reduzindo consideravelmente a possibilidade de uma epidemia, bem como as notificações e confirmações dos casos de dengue.
Petrolina tem, hoje, médio risco para uma epidemia da doença. O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março, identificou um índice de infestação predial de 1,0%. Uma diminuição de 0,5%, se comparado ao resultado obtido em 2011. A redução também é verificada no número de casos notificados. Até março de 2011, foram registradas 341 notificações, com 84 confirmações da doença. Em 2012 essas notificações caíram para 242 e as confirmações para 37.
“Em virtude da chegada do período chuvoso, redobramos a nossa atenção, orientando permanentemente a população sobre as formas de controle do mosquito Aedes aegypti e mantendo os nossos profissionais em alerta para os sintomas da doença e para a realização obrigatória da prova do laço no pré-diagnóstico da dengue. Além dessas ações, também intensificamos o trabalho de combate ao mosquito, através da nossa equipe de combate a endemias”, contou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta. Nesse processo, a gestora conta com a parceria das Secretarias de Infraestrutura, por meio do Programa Municipal Tudo Limpo, de Ordem Pública e da Secretaria de Educação, que conscientiza os estudantes, transformando-os em multiplicadores dessa luta.
Em caso de suspeita de dengue, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e ingerir bastante líquido. Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de cabeça, dores no corpo, falta de disposição e apetite. Para esclarecer dúvidas e denunciar focos de criadouros, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina através do e-mail (denguepetrolina@gmail.com) e dos telefones (87) 3864-0645 e (87) 3866-8559.