O prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier, esteve reunido com membros da direção da Brigada do Movimento Sem Terra do município de Casa Nova. O objetivo do encontro foi avaliar e planejar as atividades do calendário 2012.
De acordo com o militante do MST Luis Serra, o Grilo, existe uma parceria muito forte entre a prefeitura e o movimento, pois o Poder Público Municipal sempre estabeleceu um diálogo com o movimento, atendendo as necessidades dos assentados através do fortalecimento das ações. “O Prefeito já fez várias aguadas, ajudou no preparo da terra para plantio e realizou distribuição de sementes. Várias escolas nas áreas de acampamento e assentamentos que não existiam passaram a existir a partir desta gestão”, exemplificou o militante.
“Educação é um direito do cidadão e dever do Estado, o prefeito fez várias escolas funcionar em acampamentos que ainda não são áreas de assentamentos”, falou a secretária Municipal de Educação, Alda Xavier, enfatizando que a secretaria trabalha para atender as necessidades dos que mais precisam através da realização de políticas públicas.
Paulo Cesar Souza, membro da ligada estadual do Movimento Sem Terra, afirma que o Movimento está realizando uma jornada de luta pela educação, aonde já ocupou mais de 15 prefeituras no estado da Bahia, mas não ocupará a prefeitura de Casa Nova por conta da parceria que existe entre a prefeitura e o Movimento. “Ao invés de ocupar a prefeitura, o Movimento convidou o Poder Público para participar das reflexões da jornada de luta”, destacou.
Orlando Xavier disse que é um prazer poder participar do planejamento das ações em prol do MST e disponibilizou toda equipe de assessores para estar junto e ajudar aqueles que mais precisam. “Esta gestão é uma gestão participativa, aonde todos de forma democrática compartilham das ações desenvolvidas pelo Poder Público Municipal”, concluiu o prefeito.