O prefeito Julio Lossio e uma comitiva formada por secretários municipais (Newton Matsumoto, Geraldo Júnior, Orlando Tolentino, Marcelo Cavalcanti, Rogério Valença, e Denise Lima), juntamente com o presidente nacional da Codevasf, recepcionaram o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, nesta segunda-feira (31) no aeroporto de Petrolina. O Ministro voltou a cidade, após dois meses, para participar da inauguração do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e assinar autorização para exploração de cascalho visando a continuidade do programa municipal Pavimenta Petrolina.
Projetos
Durante a inauguração do NEMA o prefeito enfatizou o Núcleo, criado para apoiar as atividades dos programas de conservação da fauna e flora e recuperação de locais degradados da caatinga nas áreas do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Destacou as iniciativas da prefeitura nos projetos UCCA e Ecomoney.
Os dois projetos elaborados pelo município, têm como principal objetivo a preservação. “A Unidade de Conservação da Caatinga (UCCA) foi lançado em 2014. É coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a das principal proposta é fazer com que a Caatinga, bioma que vem sendo devastado de maneira assustadora, seja preservado nas áreas que compõem nosso município e, com isso, possamos nos tornar referência para outras áreas do país”, explicou o prefeito.
Sobre o Ecomoney (Dinheiro Verde), o chefe do executivo explicou que o projeto visa estimular em Petrolina a implantação em residências, comércio e indústria de placas solares e micro aéreo, geradores de energia. A ideia, segundo o prefeito, é aplicável na região e vai estimular o uso de energia limpa no município.
O Prefeito expôs que Petrolina tem que buscar caminhos nessa direção. “O incentivo que a prefeitura oferece é que todo investimento na implantação da energia limpa, o cidadão passa a ter um desconto no IPTU.”, explicou.
Codevasf
Numa solenidade rápida o Ministro Gilberto Occhi assinou uma autorização, a pedido do prefeito Julio Lossio, junto a Codevasf que permite ao município a fazer a extração de 100 mil metros cúbicos de cascalho, para dar continuidade ao programa Pavimenta Petrolina. ‘Tudo para melhorar a Mobilidade Urbana de Petrolina”, enfatizou o prefeito.
Já sobre os flutuantes o Ministro explicou que o processo licitatório já foi concluído. “Devemos estar finalizando essa semana. O presidente da Codevasf está aqui, o superintendente também. O presidente me informou que o processo licitatório está concluso. Nós estamos apenas aguardando os prazos legais para que o presidente possa anunciar a empresa vencedora e dar a ordem de serviço imediata. Esse trabalho vai demandar cerca de 45 dias para execução dos serviços e nós acreditamos que com essas obras daremos tranquilidade para os perímetros irrigados”, ressaltou o ministro.