A etapa municipal da 5º Conferência das Cidades, realizada sexta-feira (24), encerrou-se com a escolha dos seis delegados , e seus suplentes, que vão apresentar as propostas de Sobradinho na etapa estadual, em agosto. Também foram apresentadas as entidades que vão designar representantes para compor o Conselho Municipal da Cidade de Sobradinho.
O evento, promovido pela Prefeitura Sobradinho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”, a conferência tem o objetivo de reunir o poder público e segmentos da sociedade civil organizada para articular e integrar as diferentes esferas e políticas urbanas.
Os participantes debateram assuntos como a política municipal de habitação; acessibilidade e mobilidade; transportes e trânsito; saneamento e meio ambiente; regularização fundiária; e desenvolvimento sustentável, em conformidade com o Plano Diretor Participativo.
A solenidade de abertura contou com as presenças do prefeito Luiz Vicente Berti, secretários municipais, vereadores municipais, representantes da sociedade civil organizada, entre outras autoridades.
Segundo o prefeito Luiz Vicente Berti, a programação permite um trabalho com uma gestão democrática. “Chamamos toda a sociedade para discutir sobre o planejamento urbano, planos setoriais como saneamento, habitação entre outros. Traçamos algumas metas para que o poder público entenda o que acontece no nosso município”, comentou.
O representante do Movimento dos Sem Terra, Enivalto Alves (Beto Galego), fez questão de participar dos debates para compreender melhor o crescimento do município. “Acho importante o poder público compartilhar com a sociedade, são temas que irão influenciar na organização do município e, por isso, quero contribuir com as propostas”, declarou.
O secretário municipal da Seplan, Cícero Alves, ressaltou que a Prefeitura de Sobradinho promove constantemente debates em relação ao desenvolvimento urbano do município. “Antes da Conferência realizamos várias reuniões e agora é o momento de escutar as pessoas para mostrar para nós, dirigentes da cidade, novos conhecimentos”, falou.
A diretora de projetos e captação de recursos da Prefeitura de Sobradinho, Marlize Mainardes, que realizou a palestra de abertura dos trabalhos da Conferência, avaliou que as discussões permitem mudar a realidade das cidades brasileiras. “É uma oportunidade de transformar as cidades em espaços mais democráticos, de maior inclusão social e de desenvolvimento mais sustentável”, observou.
Para Luiz Vicente, a Conferência permite colher informações não somente de técnicos, mas da população. “Queremos idéias para elaborar propostas que possam ser levadas ao Congresso Nacional, dar nossa contribuição. Nossa busca é promover o crescimento do município com qualidade de vida e pensar em resultados positivos em médio e longo prazo. Com planejamento isso é possível”, disse.
Todos os grupos fizeram debates sobre as prioridades municipais e estaduais para elaboração de propostas que serão encaminhadas para a Etapa Estadual que acontece no mês de agosto. Além dessas pospostas obrigatórias, a cidade de Sobradinho também elegeu outras que considerarem necessárias para serem discutidas e implantadas na esfera municipal. “Não há desenvolvimento sem planejamento, sem estruturação e a participação popular. Essa conferência visa andar para frente, planejar o nosso crescimento. Não adianta pensarmos no avanço de Sobradinho de forma isolada, temos que pensar a habitação, o saneamento e a mobilidade urbana tudo como se fosse uma política única. Esse é um grande passo; precisamos crescer de forma sustentável, que é o grande intuito desse encontro tão importante”, finalizou o prefeito.