Com as presenças do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e do presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Carlos de Souza Andrade, foi lançado em Juazeiro, no Norte baiano, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Desenvolvimento Federativo da Bahia (PDF). O evento, que reuniu gestores municipais, representantes de instituições federais e instituições financeiras, imprensa e convidados, foi realizado na unidade integrada Fieb/Sesi/Senai Carlos Gilberto.
Concebido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o projeto é fruto de parceria com o Sebrae e tem o apoio do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, Banco do Nordeste (BNB); Ministérios das Comunicações; Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS); Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Instituto Nacional do Semiárido.
A iniciativa pretende levar ações de desenvolvimento econômico e social a seis municípios da Bahia, definidos após estudos de indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho: Andorinha, Jaguarari, Pilão Arcado, Sobradinho, Umburanas e Juazeiro, considerada a cidade polo.
O evento se estendeu ao longo do dia. Pela manhã, foi feita a apresentação formal do projeto pelo diretor de planejamento e articulação de políticas da Sudene, Marcos Falcão Gonçalves. Na ocasião, estavam presentes gestores e representantes das seis cidades contempladas. Foi também realizada a apresentação dos planos de ação institucional das entidades parceiras. À tarde, dirigentes do BNB e da Caixa Econômica Federal explanaram, para uma plateia formada majoritariamente por empresários, as diversas linhas de crédito disponíveis para investimento, custeio e capital de giro.
Carlos de Souza Andrade, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, classificou o evento como “de suma importância, pois consolida as parcerias entre os órgãos fomentadores do desenvolvimento, em torno de objetivos comuns que visam o progresso social e econômico dos seis municípios contemplados. E a missão do Sebrae se encaixa perfeitamente no perfil, pois é a bússola que orienta os donos de micro e pequenas empresas na condução dos seus negócios”.
O superintendente Jorge Khoury considerou oportuno o lançamento do projeto e frisou que é fundamental a Sudene identificar as oportunidades de negócio. “Dessa forma, o órgão faz com que os empresários e o poder público tenham condições de poder avançar em suas ações, de maneira tal que possa representar um desenvolvimento significativo para um determinado município ou região. Sem sombra de dúvidas, o programa chega numa boa hora e esperamos que possa efetivamente ser um piloto de uma ação que a Sudene pretende fazer em nível de todo Nordeste”.
Khoury entende que o projeto, acertadamente, começa com regiões pontuais em cada estado, mas, acredita que, com a possibilidade de êxito, todos os estados do Nordeste poderão ser atendidos. Também considerou como positivo o encontro com o empresariado juazeirense, quando os agentes financeiros apresentaram as possibilidades de incentivos fiscais que a Sudene disponibiliza para o desenvolvimento econômico da região Nordeste, através do BNB, Caixa e outros bancos oficiais.
Ascom Sebrae