Tim Cook apresenta novo AppleWatch.© David Paul Morris Tim Cook apresenta novo AppleWatch.

Uma regra não escrita diz que em cadaevento especial que a Apple promove os holofotes devem ser voltados para um só produto, enquanto outros sofrem apenas ligeiras modificações. Desta vez foi diferente. A Apple se mobilizou para demonstrar que está disposta a inovar em vários campos de uma só vez: celular, tablet, televisão e relógio. Os Macs, seus computadores, são os grandes esquecidos, certamente porque o novo tablet de grandes dimensões seja o começo do fim para as máquinas de mesa.

iPad Pro: Entra de cabeça num campo que a Apple deseja dominar. Há cerca de um ano, a empresa fechou uma parceria com a IBM para desenvolver aplicativos empresariais para iPad. Na semana passada, saiu um acordo com a Cisco, empresa com forte know-how em infraestrutura de redes. O tablet, com 10 horas de autonomia, tela de alta definição de 12,9 polegadas e peso semelhante ao modelo anterior, apenas um quilo, deixa claro que o iPad não morreu, mas já não faz sentido que dispute o segmento inferior. O preço sobe, e a potência também.

A inclusão da capa-teclado e da caneta tátil contrariam o legado de Steve Jobs, que via na ponta dos dedos a melhor opção para desenhar e escrever. A Apple desta vez aposta em dois periféricos que, até agora – com resultados variáveis quanto ao seu design – já existiam, porém em mãos de terceiros.

Entre os pontos fortes do tablet se encontra o fato de ter capacidade semelhante à de um computador. Servirá para administrar planilhas – daí o surgimento de uma versão do Office para o aparelho – e editar vídeos. Sua superfície ampla reforça a sensação de novidade, e a possibilidade de usar vários aplicativos ao mesmo tempo representa um grande salto. Outro acerto é manter os atalhos de teclado do Mac.

Pelo seu preço e perfil de usuário, concorre diretamente com o Surface 3, daMicrosoft. A Apple conta a seu favor com o fator design e com o desejo que a marca desperta. A Apple entra dessa forma num mundo ao qual tinha acesso limitado: os grandes contratos corporativos. A pergunta “Compro um iPad Pro ou um computador?” começará a ser muito mais comum. O aparelho deixa de ter tela de 9 polegadas e vocação para o consumo de conteúdo, tornando-se um dispositivo autônomo pensado para a produtividade.

Apple Pencil: Todo mundo se lembrou da apresentação do primeiro iPhone, quando Jobs perguntou: “Quem iria querer uma vareta?”. Com uma de 3,5 polegadas e sem o sensor de pressão, rejeitar a caneta (ou lápis) parecia a decisão correta. Naquela época, tanto o Palm, com seu Treo 700p, como a Nintendo, com o DS, eram partidários dessa forma de controle. Mas o preço e os aplicativos criados para usar a caneta deixam claro que são dispensáveis e que não funciona satisfatoriamente com email, apenas para funções concretas. Surpreende quando a intenção é desenhar, possibilitando criar efeitos e texturas mesmo se o usuário tiver pouca destreza.

Apple TV: É surpreendente que o modelo atual seja mantido no catálogo. O valor anunciado caiu do equivalente a 418 reais para 291. A nova versão chegará no fim de outubro, em 32 ou 64 gigas, a 714 e 841 reais, respectivamente. Assim, esse deixa de ser o aparelho modesto, o mais barato da empresa, e se torna um dispositivo com memória e ambição de conquistar a sala de estar. O atual só servia para ver alguns conteúdos do iPad e, sobretudo, alugar filmes no iTunes. O novo conta com um sistema operacional próprio, o que é uma declaração de intenções. A Apple quer reproduzir o modelo de sucesso do iPhone e iPad com os aplicativos. Não negociou com os fornecedores de conteúdo, mas lhes oferece sua vitrine para aplicativos sedutores. Já virão com Hulu e Netflix, com os quais a Apple dividirá o faturamento com assinaturas. No caso dos games, os lucros são compartilhados com os desenvolvedores.

O controle remoto é um grande avanço, com baterias que duram três meses. Serve tanto para explorar o aspecto lúdico para navegar pelo menu através do painel táctil. O uso do bluetooth para conectar à base poupa o usuário da chatice de precisar mirar a tela para fazer alguma ação – o que é muito mais natural e compatível com a época atual do que os raios infravermelhos. O Siri é seu grande aliado. Basta dizer que você quer ver comédias dos anos 80. Ou que você deseja uma em especial. Também é possível saltar ao começo ou ao final do filme, ou para a sua cena favorita. Definitivamente, se a televisão fosse touch, seria algo como ter um iPad na sala.

iPhone 6s e 6s Plus: Mantém-se a tradição: na segunda semana de setembro, um iPhone novo. O que não se esperava é que fosse ofuscado pelo iPad e pela TV. Levando-se em conta o novo padrão na hora de batizar produtos – Apple Watch, Apple Pencil, Apple News –, não será de se estranhar se daqui a um ano não for lançado o iPhone 7, e sim o ApplePhone.

A Apple decidiu manter o 5S como modelo de entrada, e os atuais estarão no mercado por 100 dólares menos. O chip A9X é um detalhe técnico demais para o grande público, que no entanto será grato por seu uso. Some-se a isso uma câmera de 12 megapixels, contra os 8 atuais, e 4 megapixels na câmera frontal, para estimular a febre dos selfies. A Apple tirou da cartola as live photos. Na verdade, nada mais são do que uma imagem que serve de base para montagens, transformando em animação os instantes anteriores e posteriores ao apertar do botão. O resultado pode ser compartilhado, mas só será apresentado como foto fixa. Apenas usuários dos iPhones 6s e 6s Plus poderão ver a montagem.

Já o 3DTouch, equivalente ao ForceTouch da Apple Watch, parece algo complexo em princípio. Mas, poucos minutos depois, já não há volta. Ao tocar um email com um pouco mais de força, o seu conteúdo aparece, de forma intuitiva e cômoda, numa mecânica que lembra o SnapChat. Idem para ver notificações do Instagram sem precisar abrir todo o aplicativo. Ou consultar um link dentro de um email – apertando com um pouco mais de pressão, em vez de apenas pousar o dedo, uma tela menor carrega o navegador. Uma forma de poupar tempo e reduzir a quantidade de aplicativos abertos.

Apple Watch: O relógio, nascido há apenas seis meses, ganha nova cor, o dourado rosa, e uma gama de pulseiras, incluída a Hermès, para aproveitar seu potencial como complemento de moda. Entretanto, a maior mudança está no novo sistema operacional WatchOS 2, que melhora muitas carências da versão inicial. Mais simplicidade para ver notícias na página principal, para conferir a previsão do tempo, alterar a imagem inicial… A Elevate Labs, premiada pela Apple como melhor fabricante de aplicativos em 2014, criou um quebra-cabeças para manter a mente jovem, pensando diretamente no relógio.

A Apple vai jogar com a intenção de esquentar mundialmente a época de vendas natalinas. Por isso ela fará sucessivos lançamentos entre meados de setembro, com a atualização do iOS 9, até o final de novembro. A primeira novidade a sair será a Apple TV. Depois, em poucas semanas, os novos iPhones chegam aos EUA. Em seguida, o tablet de gama alta, em novembro. A demanda nos países percursores ditará o ritmo para a distribuição na Espanha e América Latina, mas seria muito estranho se esses mercados – alguns deles estratégicos, como México e Brasil – só os recebessem no ano que vem.

Fonte: MSN Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More