Tim Cook apresenta novo AppleWatch.© David Paul Morris Tim Cook apresenta novo AppleWatch.

Uma regra não escrita diz que em cadaevento especial que a Apple promove os holofotes devem ser voltados para um só produto, enquanto outros sofrem apenas ligeiras modificações. Desta vez foi diferente. A Apple se mobilizou para demonstrar que está disposta a inovar em vários campos de uma só vez: celular, tablet, televisão e relógio. Os Macs, seus computadores, são os grandes esquecidos, certamente porque o novo tablet de grandes dimensões seja o começo do fim para as máquinas de mesa.

iPad Pro: Entra de cabeça num campo que a Apple deseja dominar. Há cerca de um ano, a empresa fechou uma parceria com a IBM para desenvolver aplicativos empresariais para iPad. Na semana passada, saiu um acordo com a Cisco, empresa com forte know-how em infraestrutura de redes. O tablet, com 10 horas de autonomia, tela de alta definição de 12,9 polegadas e peso semelhante ao modelo anterior, apenas um quilo, deixa claro que o iPad não morreu, mas já não faz sentido que dispute o segmento inferior. O preço sobe, e a potência também.

A inclusão da capa-teclado e da caneta tátil contrariam o legado de Steve Jobs, que via na ponta dos dedos a melhor opção para desenhar e escrever. A Apple desta vez aposta em dois periféricos que, até agora – com resultados variáveis quanto ao seu design – já existiam, porém em mãos de terceiros.

Entre os pontos fortes do tablet se encontra o fato de ter capacidade semelhante à de um computador. Servirá para administrar planilhas – daí o surgimento de uma versão do Office para o aparelho – e editar vídeos. Sua superfície ampla reforça a sensação de novidade, e a possibilidade de usar vários aplicativos ao mesmo tempo representa um grande salto. Outro acerto é manter os atalhos de teclado do Mac.

Pelo seu preço e perfil de usuário, concorre diretamente com o Surface 3, daMicrosoft. A Apple conta a seu favor com o fator design e com o desejo que a marca desperta. A Apple entra dessa forma num mundo ao qual tinha acesso limitado: os grandes contratos corporativos. A pergunta “Compro um iPad Pro ou um computador?” começará a ser muito mais comum. O aparelho deixa de ter tela de 9 polegadas e vocação para o consumo de conteúdo, tornando-se um dispositivo autônomo pensado para a produtividade.

Apple Pencil: Todo mundo se lembrou da apresentação do primeiro iPhone, quando Jobs perguntou: “Quem iria querer uma vareta?”. Com uma de 3,5 polegadas e sem o sensor de pressão, rejeitar a caneta (ou lápis) parecia a decisão correta. Naquela época, tanto o Palm, com seu Treo 700p, como a Nintendo, com o DS, eram partidários dessa forma de controle. Mas o preço e os aplicativos criados para usar a caneta deixam claro que são dispensáveis e que não funciona satisfatoriamente com email, apenas para funções concretas. Surpreende quando a intenção é desenhar, possibilitando criar efeitos e texturas mesmo se o usuário tiver pouca destreza.

Apple TV: É surpreendente que o modelo atual seja mantido no catálogo. O valor anunciado caiu do equivalente a 418 reais para 291. A nova versão chegará no fim de outubro, em 32 ou 64 gigas, a 714 e 841 reais, respectivamente. Assim, esse deixa de ser o aparelho modesto, o mais barato da empresa, e se torna um dispositivo com memória e ambição de conquistar a sala de estar. O atual só servia para ver alguns conteúdos do iPad e, sobretudo, alugar filmes no iTunes. O novo conta com um sistema operacional próprio, o que é uma declaração de intenções. A Apple quer reproduzir o modelo de sucesso do iPhone e iPad com os aplicativos. Não negociou com os fornecedores de conteúdo, mas lhes oferece sua vitrine para aplicativos sedutores. Já virão com Hulu e Netflix, com os quais a Apple dividirá o faturamento com assinaturas. No caso dos games, os lucros são compartilhados com os desenvolvedores.

O controle remoto é um grande avanço, com baterias que duram três meses. Serve tanto para explorar o aspecto lúdico para navegar pelo menu através do painel táctil. O uso do bluetooth para conectar à base poupa o usuário da chatice de precisar mirar a tela para fazer alguma ação – o que é muito mais natural e compatível com a época atual do que os raios infravermelhos. O Siri é seu grande aliado. Basta dizer que você quer ver comédias dos anos 80. Ou que você deseja uma em especial. Também é possível saltar ao começo ou ao final do filme, ou para a sua cena favorita. Definitivamente, se a televisão fosse touch, seria algo como ter um iPad na sala.

iPhone 6s e 6s Plus: Mantém-se a tradição: na segunda semana de setembro, um iPhone novo. O que não se esperava é que fosse ofuscado pelo iPad e pela TV. Levando-se em conta o novo padrão na hora de batizar produtos – Apple Watch, Apple Pencil, Apple News –, não será de se estranhar se daqui a um ano não for lançado o iPhone 7, e sim o ApplePhone.

A Apple decidiu manter o 5S como modelo de entrada, e os atuais estarão no mercado por 100 dólares menos. O chip A9X é um detalhe técnico demais para o grande público, que no entanto será grato por seu uso. Some-se a isso uma câmera de 12 megapixels, contra os 8 atuais, e 4 megapixels na câmera frontal, para estimular a febre dos selfies. A Apple tirou da cartola as live photos. Na verdade, nada mais são do que uma imagem que serve de base para montagens, transformando em animação os instantes anteriores e posteriores ao apertar do botão. O resultado pode ser compartilhado, mas só será apresentado como foto fixa. Apenas usuários dos iPhones 6s e 6s Plus poderão ver a montagem.

Já o 3DTouch, equivalente ao ForceTouch da Apple Watch, parece algo complexo em princípio. Mas, poucos minutos depois, já não há volta. Ao tocar um email com um pouco mais de força, o seu conteúdo aparece, de forma intuitiva e cômoda, numa mecânica que lembra o SnapChat. Idem para ver notificações do Instagram sem precisar abrir todo o aplicativo. Ou consultar um link dentro de um email – apertando com um pouco mais de pressão, em vez de apenas pousar o dedo, uma tela menor carrega o navegador. Uma forma de poupar tempo e reduzir a quantidade de aplicativos abertos.

Apple Watch: O relógio, nascido há apenas seis meses, ganha nova cor, o dourado rosa, e uma gama de pulseiras, incluída a Hermès, para aproveitar seu potencial como complemento de moda. Entretanto, a maior mudança está no novo sistema operacional WatchOS 2, que melhora muitas carências da versão inicial. Mais simplicidade para ver notícias na página principal, para conferir a previsão do tempo, alterar a imagem inicial… A Elevate Labs, premiada pela Apple como melhor fabricante de aplicativos em 2014, criou um quebra-cabeças para manter a mente jovem, pensando diretamente no relógio.

A Apple vai jogar com a intenção de esquentar mundialmente a época de vendas natalinas. Por isso ela fará sucessivos lançamentos entre meados de setembro, com a atualização do iOS 9, até o final de novembro. A primeira novidade a sair será a Apple TV. Depois, em poucas semanas, os novos iPhones chegam aos EUA. Em seguida, o tablet de gama alta, em novembro. A demanda nos países percursores ditará o ritmo para a distribuição na Espanha e América Latina, mas seria muito estranho se esses mercados – alguns deles estratégicos, como México e Brasil – só os recebessem no ano que vem.

Fonte: MSN Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

post-image

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou no sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC).

A eleição ocorreu por aclamação no dia 19 dezembro e valerá pelo período entre 2025 e 2026.

O comitê foi criado em 2005, com a participação do Brasil, a fim de coordenar esforços internacionais para a promoção da paz sustentável e duradoura.

Neste ano, o Brasil ocupou a presidência do colegiado e defendeu o fortalecimento do órgão para prevenção de conflitos internacionais e a consolidação da paz em 2025.

O Brasil participa das atividades do comitê de forma ininterrupta desde 2010.

Fonte: Agência Brasil

Read More
Política Relevantes

Congresso promulga emenda à Constituição para cortar gastos do governo

post-image

O Congresso Nacional promulgou hoje (20) a Emenda Constitucional 135/24, que trata do pacote fiscal de corte de gastos do governo. A emenda é oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/24 e fez alterações em receitas obrigatórias e prorrogou a Desvinculação de Receitas da União (DRU). As medidas visam melhorar o equilíbrio fiscal do governo federal.

Entre as alterações estão as que possibilitam mudanças no teto dos salários do funcionalismo público, nas regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do abono salarial, da política de reajuste do salário mínimo, regras com limites para a concessão e ampliação de benefícios tributários e limitação do crescimento de despesas vinculadas ao arcabouço fiscal.

Ao promulgar a emenda, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que o objetivo da alteração na Constituição é preservar…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo Rodrigues antecipa cota do ICMS às prefeituras após pedido da UPB

post-image

Diante do pedido da União dos Municípios da Bahia (UPB), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (19), a antecipação da data dos repasses das cotas do ICMS e do FUNDEB às prefeituras. A autorização do chefe do Executivo baiano à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) fará com que os recursos da última cota do mês de dezembro sejam creditados ainda no exercício financeiro de 2024, ajudando os gestores a utilizarem os recursos para o pagamento de despesas dentro do mandato. O repasse ocorrerá na segunda-feira, 30 de dezembro, considerando que o dia 31 é feriado bancário.

“Esse é um gesto que o governo faz conosco há alguns anos e agora se torna mais importante ainda por conta do encerramento dos mandatos. Os prefeitos e prefeitas agradecem a parceria e sensibilidade do governador Jerônimo Rodrigues, que nos dá esse…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Em entrevista, Miguel Coelho fala da intenção se candidatar ao Senado em 2026

post-image

Nesta terça-feira (17), em entrevista ao programa Nossa Voz, na Grande Rio FM, Miguel Coelho confirmou sua intenção de se candidatar ao Senado em 2026 pelo União Brasil.

Durante a conversa, o ex-prefeito de Petrolina compartilhou suas perspectivas políticas e comentou sobre a reestruturação do partido no Estado.

“Hoje me coloco como pré-candidato ao Senado porque é o que almejo, é o que eu desejo agora. Se lá na frente se isso não for possível, existem outros cenários que podem ser colocados. O União Brasil não tem só o meu nome. Fernandinho, Mendonça e outros prefeitos do União também poderiam estar nessa posição, só que ainda acho que é cedo para fazer essa reflexão”, afirmou Miguel Coelho.

Sobre a possibilidade de ser vice-prefeito de João Campos – prefeito de Recife, caso não ocorra senado…

Read More
Política Relevantes

Operação Overclean: Esquema criminoso em Campo Formoso fraudava licitações em contratos superfaturados

post-image

No centro das investigações da Operação Overclean, a Allpha Pavimentações em Campo Formoso, no norte da Bahia, estava envolvida em um esquema de fraude de licitações no município baiano.

As informações foram apuradas no inquérito da Polícia Federal, acessado com exclusividade pelo Bahia Notícias

Os personagens centrais desse esquema são o ex-secretário de governo, Francisco Manoel do Nascimento Neto – vereador eleito da cidade e primo do deputado federal Elmar Nascimento – e o pregoeiro de processo licitatório Márcio Freitas dos Santos. Segundo as investigações, os dois eram responsáveis por fraudar e direcionar licitações, garantindo contratos superfaturados para a empresa e gerando vantagens indevidas para os envolvidos. 

Francisco era o facilitador administrativo, adulterando os processos licitatórios para beneficiar a Allpha. Ele era responsável por ajustar editais para favorecer a empresa e ainda inabilitava entidades…

Read More
Política Relevantes

Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar

post-image

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado de fora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou às 12h22 de domingo (15) o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10). Do hospital, Lula seguiu para a sua residência localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até pelo menos a próxima quinta-feira  (19) para recuperação.

Pouco antes de deixar o hospital, Lula apareceu de surpresa, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, na entrevista coletiva em que os médicos informavam sobre a alta hospitalar. Ele abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou no hospital.

“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, disse Lula ao iniciar…

Read More
Política Relevantes

Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico

post-image

Em boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Sírio Libanês, foi informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará apenas exames de sangue, sem nova programação de exames de imagem.

De acordo com as informações, Lula segue em cuidados semi-intensivos e continua lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando. A alta está prevista para a semana que vem.

Ontem (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). O procedimento ocorreu “sem intercorrências”.

Na quinta-feira (12), pela manhã, Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média), procedimento que foi considerado bem-sucedido pelos médicos.

Hematoma

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça,…

Read More
Política Relevantes

Polícia Federal prende Braga Netto

post-image

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto. Ele é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Ele estaria atrapalhando as investigações, na livre produção de prova durante a instrução do processo penal. 

Braga Netto foi preso no Rio de Janeiro. A PF realiza buscas na casa do general, em Copacabana.

Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Braga Netto será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.

O general foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, ocupou os cargos de ministros…

Read More