SAAE
Foram realizados nesta quarta-feira (26) testes de vazão de 21 poços no interior de Juazeiro, da qualidade da água e feita à colocação dos sistemas de dessalinização. Os poços fazem parte do programa Água Doce e foi acompanhado pelo supervisor do interior do SAAE, Manoel Evangelista.
O Programa é uma ação coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis.
A gestão dos poços será compartilhada entre governo municipal e moradores. “Além da colocação do sistema de dessalinização, uma ou duas localidades disponibilizarão área para instalação dos tanques de contenção ou para a instalação dos sistemas produtivos integrados. Os moradores também assinarão um termo de compromisso, que irá definir os responsáveis em cuidar do sistema, objetivando a destinação adequada do concentrado da dessalinização para a preservação do meio ambiente, garantindo água para todos”, explicou o supervisor.
Na comunidade de Serra dos Badecas, distrito de Pinhões, o morador João Velho informa que o poço atende mais de três mil animais e cerca de 70 residências. “No momento utilizamos a água para os animais e afazeres domésticos. Com a chegada do sistema de dessalinização, teremos água potável em nossas casas. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Isaac Carvalho e ao SAAE pelo trabalho que está sendo realizado no interior de Juazeiro”, comentou João Velho.