Uma reunião na manhã da última quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Juazeiro discutiu os principais encaminhamentos da audiência pública Crise Hídrica: falta água ou gestão? ocorrida no primeiro semestre, com destaque para as proposições de criação de uma comissão interinstitucional que reunirá representantes da sociedade civil, como comitês de associações rurais, Ong’s e Movimento Popular de Cidadania, orgãos públicos como SAAE, Codevasf e Câmara de vereadores, além de usuários do sistema de água, como representantes do comitê de bacia hidrográfica do Rio São Francisco e os usuários de perímetros irrigados no município para manter um diálogo constante sobre a gestão das águas no município de Juazeiro.
Outra pauta da reunião foi o estudo da viabilidade de criação de uma Agência Municipal Reguladora das Águas no município de Juazeiro, atrelado a um Plano Municipal das Águas que contemple o uso múltiplo dos recursos hídricos. Para isso, será estudado o modelo que já existe a nível estadual na Bahia para as devidas adequações ao município.
As entidades que irão compor esse trabalho, se reunirão periodicamente a cada 15 dias, para num prazo de 90 dias apresentar à sociedade juazeirense, indicações e propostas que colaborem com a gestão das águas e o uso racional dos recursos hídricos, uma preocupação que encontra seu auge nesse momento em que todo o vale do são francisco enfrenta problemas com a redução da vazão do lago de sobradinho e por consequência dificuldades na captação de água em toda a bacia hidrográfica.
Participaram da reunião: o vereador Tiano Felix – PT, vice-presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Wilson Alves do SAAE, André Rocha do IRPAA, Josemário Gonçalves da União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), Jousivane dos Santos do Comitê de Associações Rurais de Massaroca (CAAM) e Ivan de Aquino – SINDAE.


