Na próxima terça-feira (9), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fará um balanço dos resultados alcançados com a estratégia de intensificação da vacinação contra a Influenza e a bivalente da Covid-19 ocorrida neste sábado (6).
O objetivo da ação de mobilização é reduzir as taxas de infecções pelos vírus com a ampliação da cobertura vacinal. O governador Jerônimo Rodrigues aproveitou a campanha e, ao lado da secretária Roberta Santana, se vacinou com as duas doses.
De acordo com a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, a adesão dos municípios foi massiva. “A imunização funciona como medida preventiva, reduzindo as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelos vírus. A abertura dos postos de saúde aos sábados, bem como a montagem de pontos de vacinação nas praças, feiras e até drive thru é estimulada pelo Governo do Estado, pois facilitam o acesso das famílias a vacina. Além disso, sugerimos que, sempre que possível, os postos tenham um horário de funcionamento estendido durante os dias úteis”, afirma a secretária.
A titular da pasta estadual da Saúde ainda ressalta que “as duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia. Elas nos protegem de síndromes respiratórias graves”, destaca.
Até ontem a Bahia tinha mais de 580 mil pessoas vacinadas contra a influenza, o que representa cerca de 10% do público-alvo, e 662 mil com a bivalente contra a Covid-19, que é aproximadamente de 5% do público estimado.
Ampliação do público
Na campanha contra a influenza, todas as pessoas maiores de 6 meses podem ser vacinadas até o término dos estoques. A decisão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) busca aumentar rapidamente a cobertura vacinal em virtude da chegada do inverno e a tendência de aumento das infecções respiratórias, sobretudo em idosos e crianças. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para todos os indivíduos com 18 anos ou mais, além de pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos, que tenham tomada pelo menos duas doses há no mínimo quatro meses.
Ascom Sesab
Foto: Divulgação