Com participação dos principais empresários industriais, o SESI encerrou, nesta quarta-feira, 7.8, em Juazeiro, a programação do Encontro de Identificação de Demandas das Indústrias da Região Norte, que teve início, na terça-feira, no município de Senhor do Bonfim.
O balanço feito pelo superintendente regional do SESI Bahia, José Wagner Fernandes, que participou dos dois encontros, foi positivo. “Esta iniciativa faz parte do Programa de Interiorização da FIEB na Região Norte, que será lançado no dia 19 de setembro, em Juazeiro. Fomos até os empresários para ouvir suas demandas e agora vamos estruturar as ações do SESI para melhor atendê-los”, explicou o superintendente. O SESI mantém desde 1986 uma unidade em Juazeiro, desenvolvendo atividades nas áreas de educação de jovens e adultos (EJA), educação continuada, saúde e segurança no trabalho e responsabilidade social.
Os empresários também tiveram uma avaliação positiva do encontro. Para Walquiria Souza de Brito, da GMC Construtora, empresa do ramo da construção, o encontro criou uma boa expectativa em relação às ações do SESI para as empresas de Juazeiro. “Somos parceiros dos SESI desde quando foi implantado na região e este encontro abriu uma nova perspectiva de que as ações sejam redirecionadas para áreas nas quais temos muita demanda que são as de qualificação, treinamento, saúde e segurança no trabalho”.
Gerente de Recursos Humanos da Icofort, indústria de beneficiamento de algodão, Oswaldo de Souza destacou como ponto positivo a intenção do SESI de priorizar as demandas das indústrias locais. Ele também observou que o encontro foi uma oportunidade de dar feedback ao SESI em relação aos serviços hoje oferecidos e solicitar uma mudança de foco. “Foi realizada uma dinâmica que apresentou vários produtos do SESI e priorizamos aquilo que era importante dentre o que foi oferecidos e mostramos o que é mais urgente”, observou, destacando que a demanda por capacitação de lideranças (educação continuada) foi campeã como a grande necessidade da indústria de Juazeiro.
Além do SESI, o SENAI aproveitou o encontro para levar aos empresários da região um retorno das demandas formuladas à entidade, em encontro anterior, realizado em 14 de junho, quando da realização do Workshop de identificação de demandas e competências de atuação do SENAI-BA. O SENAI, que antes não tinha nenhuma representação na região de Juazeiro, ficando as demandas atendidas pela unidade de Feira de Santana, agora já dispõe de sede própria no município, o que fortalece a presença da entidade na região.
O gerente-geral do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), Evandro Mazo, destacou importância de participação dos empresários no planejamento do Programa de Interiorização da FIEB. “É muito positivo criar canais de interlocução entre os empresários da região e as instituições do Sistema FIEB, que ainda têm uma atuação muito tímida em Juazeiro”, observou Mazo. Segundo ele, há muita demanda dos empresários por qualificação de mão de obra, bem como pelos serviços do SESI nas áreas de saúde e segurança do trabalhador (SST) e qualidade de vida.