As discussões do IV Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador foram encerradas nessa quinta-feira (15) com oficina, atividades em grupo e uma plenária de avaliação que embasará um relatório com as propostas dos participantes para a instituição de ações em favor da saúde dos trabalhadores. O documento será encaminhado à gestão do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-Petrolina), para os gestores dos 24 municípios da sua área de abrangência e para o Conselho Municipal de Saúde.
Para a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), Kátia Coutinho, o Fórum teve um saldo positivo. “As pessoas que participaram realmente tinham o interesse pelo tema e isso foi muito positivo. Discutimos a formulação de políticas de atenção ao trabalhador, que é uma temática ainda esquecida pela sociedade, e acredito que o Fórum, realizado também em outras cidades de Pernambuco, servirá para fortalecer a inclusão dessa política dentro da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avaliou.
No período da tarde, os participantes identificaram as ações no campo da promoção, vigilância, assistência e controle social que precisam ser desenvolvidas no território de abrangência do CEREST – Petrolina. “Construímos, todos juntos, as estratégias que podemos desenvolver para disseminar e implementar uma política de saúde do trabalhador nessa região”, relatou a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Estadual de Saúde (CES), Lindinere Ferreira. As estratégias irão compor um relatório que será enviado a todos os municípios dessa região, para que eles possam discutir, dentro dos seus planos e instrumentos de gestão, as ações que poderão desenvolver para fortalecer a rede de atenção ao trabalhador.
O Fórum foi uma promoção da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS).