O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, lançou na manhã desta segunda-feira (3) o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios com a finalidade de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
A solenidade de lançamento do PNAIC aconteceu no anfiteatro Canto de Tudo do DCH e reuniu cerca de 150 pessoas. Além dos coordenadores municipais, professores alfabetizadores, orientadores de estudo e da coordenadora de polo, professora Edilane Teles, também prestigiaram o momento a diretora do DCH, Aurilene Rodrigues, e o secretário de educação de Juazeiro, Clériston Andrade.
A diretora do DCH, Aurilene Rodrigues, deu boas vindas ao público presente e falou de sua satisfação em receber o Pacto – “Hoje é um dia histórico para a educação e o PNAIC é uma política importante porque ainda temos altos índices de analfabetismo no Brasil”.
Para Clériston Andrade, secretário de educação de Juazeiro, o PNAIC vai fortalecer as ações da secretaria para vencer os desafios da alfabetização. “Temos adultos que não sabem ler e nem escrever. Alunos chegam para cursar o 6º e o 9º anos sem serem alfabetizados”, informou o secretário.
Segundo Rosemeire Castro, orientadora de estudo no município de Casa Nova, a sua expectativa é de que o Pacto preencha as lacunas deixadas pelos processos de formação do professor e de alfabetização do aluno, especialmente das turmas multiseriadas.
A programação contou ainda com a participação de duas referências de estudo na área da alfabetização, letramento e educação do campo – os professores Cosme Batista e Edmerson Reis, convidados para dialogar sobre as palestras Princípios do Alfabetizando Letrando e Educação do Campo, respectivamente.
“Começamos nossa formação em Juazeiro trazendo os doutores Cosme e Edmerson para ampliar as leituras que temos dos cadernos de apoio que serão utilizados pelo Pacto na formação dos professores alfabetizadores”, explicou Edilane.
Município atendidos pelo PNAIC no polo de Juazeiro
A cidade de Juazeiro é o maior polo de formação do Pacto na Bahia com abrangência em quatro territórios de identidade: Bacia de Itaparica, Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão do São Francisco.
No total, 34 municípios serão beneficiados: Abaré, Andorinha, Antonio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canudos, Capim Grosso, Casa Nova, Chorrochó, Curaçá, Filadélfia, Glória, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Macururé, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Rodelas, Saúde, Sento Sé, Serrolândia, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Uauá e Várzea Nova.
De acordo com a professora Edilane, para atender o polo de Juazeiro foram selecionadas seis professoras formadoras que vão capacitar, através de um curso específico de 200 horas, 157 orientadores de estudo, responsáveis pela condução de encontros que visam à formação continuada de 3.770 professores alfabetizadores.