
O geriatra e médico do cantor João Gilberto há cerca de dez anos, Jorge Jamili, disse ao jornal O GLOBO que o cantor, além de não poder viajar de avião, não deveria nem sair do quarto. O cantor iria fazer uma turnê, com início no próximo dia 18, para comemorar os seus 80 anos, que foram celebrados no dia 10 de junho. A turnê começaria uma turnê de dois shows por São Paulo e Rio de Janeiro (no dia 21).
– Estive com João no penúltimo fim de semana e constatei que ele não pode entrar num avião de forma alguma. Na verdade, para mim, ele não pode sair do quarto. Tem que ficar deitado, descansando e se recuperando.
Jamili nega que o pai da bossa nova padeça de algum mal grave e que precise ser internado.
– Ele não tem câncer, não tem pneumonia, não tem nenhuma doença debilitante crônica. Sofre de um somatório de problemas físicos e psicossomáticos que o impedem de cumprir os compromissos dessa turnê. Trata-se de um senhor de 80 anos que tem a saúde debilitada, mas não precisa ir a um hospital.
Para o médico, que esteve com João Gilberto na última turnê que ele fez pelo Japão, em 2003, a pouca venda de ingressos da turnê que começaria no domingo “não tem absolutamente nada a ver com o fato de ele estar disposto ou não a subir ao palco”.
G1