Petrolina, 117 anos marcando a história da Região

Petrolina avança nas questões sociais e reduz déficit habitacional

Localizado na microrregião do São Francisco, o município de Petrolina é um dos mais importantes do Estado de Pernambuco e do Nordeste brasileiro, graças a sua capacidade de produção na área irrigada. A antiga “Passagem de Juazeiro”, caminho dos mascates que vinham de outras regiões, cresceu, se desenvolveu e passou a ser conhecida como “Encruzilhada do Progresso” por ser passagem obrigatória para o norte e via de escoamento para o Centro Sul do país.

Para alguns historiadores o nome da cidade foi uma homenagem ao então Imperador Dom Pedro II e sua esposa Dona Leopoldina. Outros mencionam a existência de uma pedra linda que havia na margem do rio, pedreira da qual foi retirada matéria-prima para a construção de um dos maiores monumentos históricos da cidade, a Igreja Catedral, construída pelo primeiro bispo diocesano Dom Malan. O escritor Santana Padilha deixou escrito em seu livro Pedro e Lina que o nome da cidade se daria pelo fato de os dois primeiros moradores se chamarem Pedro e Lina e na ocasião do seu casamento o Frei Henrique, de sotaque italiano, ao pronunciar seus nomes fez-se ouvir Petrolina.

Lendas à parte, o fato é que Petrolina cresce e é hoje reconhecida nacionalmente como a segunda maior produtora de uvas do país, com destaque para as variedades Festival, Thompson, Crimson e Princess, todas sem sementes.

O “milagre da irrigação” transformou a paisagem, antes seca, em verde da esperança. A fruticultura encontrou solo fértil para o desenvolvimento, exportando frutas tropicais para o mundo inteiro, principalmente para o mercado europeu. Petrolina está inserida na Rede Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina/Juazeiro (RIDE), o que beneficia o aumento da oferta de emprego, renda e diversificação da produção local.

O grande visionário

O grande visionário de Petrolina foi o bispo Dom Malan, italiano de nascimento, que veio para a cidade em 15 de agosto de 1924, pela ordem do Vaticano que reconheceu Petrolina como Diocese já que todos os moradores da época eram devotos do catolicismo. O bispo, ao pisar o solo sertanejo, ficou comovido com a recepção e na ocasião, prometeu retribuir a homenagem calorosa com muito trabalho. E cumpriu a promessa construindo a tríade de Petrolina: Fé, Educação e Saúde: a Catedral, o Palácio Diocesano, os Colégios Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco e o Hospital Dom Malan.

Mas para que todo esse progresso fosse visível a outras regiões era preciso investimentos mais vultosos em transportes e moradias já que Petrolina começava a receber pessoas de várias partes do país que vinham em busca de novas oportunidades.

 Portão de entrada

O Aeroporto Internacional foi o portão de entrada para as exportações e, consequentemente o desenvolvimento econômico. O terminal de cargas do aeroporto de Petrolina possui a segunda maior pista de pouso e decolagem do Nordeste – 3.250 metros de extensão – apta a receber grandes aviões cargueiros e de passageiros com capacidade de até 110 toneladas e pátio de aeronaves com cinco posições de estacionamento.

– Além disso, seu terminal de cargas está preparado para atender a demanda de exportação de frutas da região. Possui dois mil metros quadrados e é dotado de seis câmeras frigoríficas com capacidade de armazenamento de 102.000 caixas de produtos perecíveis e dois túneis de resfriamento.

O aeroporto leva o nome do Senador Nilo Coelho, homenagem a um petrolinense que chegou ao Governo do Estado

Desenvolvimento habitacional

Com o crescimento vieram também os problemas de infraestrutura e falta de moradia em Petrolina. A atual gestão, que tem à frente o prefeito Julio Lossio, buscou parcerias e investiu em ações que reduziram significativamente o déficit habitacional. O município assinou junto ao governo federal o maior contrato no Norte/Nordeste do Programa Minha Casa, Minha Vida com 5 mil unidades residenciais. Destas, explica a secretária de Planejamento e Urbanismo de Petrolina, Marlize Mainardes, 2.500 já foram entregues e as pessoas hoje festejam a realização do sonho da casa própria.

Mainardes que esteve recentemente em Brasília, no Ministério das Cidades, festeja a renovação do contrato e a vontade do governo em continuar trabalhando para oferecer moradia digna aos petrolinenses. “Com essa autorização, a Prefeitura de Petrolina contratará, ainda este ano, com 4 mil novas habitações, que começarão a serem construídas até dezembro. Além dessas, nós estamos liberando mil casas que foram contratadas em 2010, mas, que na época, tiveram pequenos problemas com a localização e agora estão sendo liberadas. Então, teremos um quantitativo de 5 mil novas casas do Minha Casa, Minha Vida para Petrolina”, explica a secretária, trazendo outro número importante para o município. “Com as 2.500 casas já entregues, nós teremos o maior programa habitacional do Norte/Nordeste do Brasil, segundo o próprio Ministério das Cidades”.

Mainardes explica ainda que os motivos que levaram Petrolina à posição de destaque no acréscimo de número de habitações do Minha Casa, Minha Vida. “É pelo modo como estamos trabalhando; pela credibilidade que nós temos junto ao Ministério das Cidades, à Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil e, principalmente, por nós apresentarmos um diferencial: onde cada um desses novos empreendimentos forem se instalando, as construtoras responsáveis terão que dar como contrapartida uma escola de seis salas de aula, uma creche e um clube do bairro. Isso, aos olhos dos gestores do Ministério das Cidades, é uma coisa importantíssima, pois pensamos na educação das crianças e no social”, salientou.

Operações Coletivas

Recentemente a Prefeitura de Petrolina promoveu também a migração das famílias do programa “Operações Coletivas” no bairro Pedra Linda para o “Minha Casa, Minha Vida” foi a pequena quantia destinada para a construção de cada moradia. “Hoje é inviável a gente contratar qualquer construtora com o valor de R$ 9 mil por cada habitação. Diante desse impasse que vínhamos tendo, nós buscamos a solução de readequá-los no Minha Casa, Minha Vida para garantir que essas famílias pudessem receber as suas casas”, explicou a secretária Marlize Mainardes.

No Brasil esta é a primeira experiência de distrato e migração de um programa habitacional para outro. O pioneirismo da Prefeitura de Petrolina foi motivo de elogios por parte do Ministério das Cidades na última semana. As famílias envolvidas neste processo de migração estão sendo contempladas com as unidades do Conjunto Nova Vida I, no bairro João de Deus.

.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More