Petrolina, 117 anos marcando a história da Região

Petrolina avança nas questões sociais e reduz déficit habitacional

Localizado na microrregião do São Francisco, o município de Petrolina é um dos mais importantes do Estado de Pernambuco e do Nordeste brasileiro, graças a sua capacidade de produção na área irrigada. A antiga “Passagem de Juazeiro”, caminho dos mascates que vinham de outras regiões, cresceu, se desenvolveu e passou a ser conhecida como “Encruzilhada do Progresso” por ser passagem obrigatória para o norte e via de escoamento para o Centro Sul do país.

Para alguns historiadores o nome da cidade foi uma homenagem ao então Imperador Dom Pedro II e sua esposa Dona Leopoldina. Outros mencionam a existência de uma pedra linda que havia na margem do rio, pedreira da qual foi retirada matéria-prima para a construção de um dos maiores monumentos históricos da cidade, a Igreja Catedral, construída pelo primeiro bispo diocesano Dom Malan. O escritor Santana Padilha deixou escrito em seu livro Pedro e Lina que o nome da cidade se daria pelo fato de os dois primeiros moradores se chamarem Pedro e Lina e na ocasião do seu casamento o Frei Henrique, de sotaque italiano, ao pronunciar seus nomes fez-se ouvir Petrolina.

Lendas à parte, o fato é que Petrolina cresce e é hoje reconhecida nacionalmente como a segunda maior produtora de uvas do país, com destaque para as variedades Festival, Thompson, Crimson e Princess, todas sem sementes.

O “milagre da irrigação” transformou a paisagem, antes seca, em verde da esperança. A fruticultura encontrou solo fértil para o desenvolvimento, exportando frutas tropicais para o mundo inteiro, principalmente para o mercado europeu. Petrolina está inserida na Rede Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina/Juazeiro (RIDE), o que beneficia o aumento da oferta de emprego, renda e diversificação da produção local.

O grande visionário

O grande visionário de Petrolina foi o bispo Dom Malan, italiano de nascimento, que veio para a cidade em 15 de agosto de 1924, pela ordem do Vaticano que reconheceu Petrolina como Diocese já que todos os moradores da época eram devotos do catolicismo. O bispo, ao pisar o solo sertanejo, ficou comovido com a recepção e na ocasião, prometeu retribuir a homenagem calorosa com muito trabalho. E cumpriu a promessa construindo a tríade de Petrolina: Fé, Educação e Saúde: a Catedral, o Palácio Diocesano, os Colégios Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco e o Hospital Dom Malan.

Mas para que todo esse progresso fosse visível a outras regiões era preciso investimentos mais vultosos em transportes e moradias já que Petrolina começava a receber pessoas de várias partes do país que vinham em busca de novas oportunidades.

 Portão de entrada

O Aeroporto Internacional foi o portão de entrada para as exportações e, consequentemente o desenvolvimento econômico. O terminal de cargas do aeroporto de Petrolina possui a segunda maior pista de pouso e decolagem do Nordeste – 3.250 metros de extensão – apta a receber grandes aviões cargueiros e de passageiros com capacidade de até 110 toneladas e pátio de aeronaves com cinco posições de estacionamento.

– Além disso, seu terminal de cargas está preparado para atender a demanda de exportação de frutas da região. Possui dois mil metros quadrados e é dotado de seis câmeras frigoríficas com capacidade de armazenamento de 102.000 caixas de produtos perecíveis e dois túneis de resfriamento.

O aeroporto leva o nome do Senador Nilo Coelho, homenagem a um petrolinense que chegou ao Governo do Estado

Desenvolvimento habitacional

Com o crescimento vieram também os problemas de infraestrutura e falta de moradia em Petrolina. A atual gestão, que tem à frente o prefeito Julio Lossio, buscou parcerias e investiu em ações que reduziram significativamente o déficit habitacional. O município assinou junto ao governo federal o maior contrato no Norte/Nordeste do Programa Minha Casa, Minha Vida com 5 mil unidades residenciais. Destas, explica a secretária de Planejamento e Urbanismo de Petrolina, Marlize Mainardes, 2.500 já foram entregues e as pessoas hoje festejam a realização do sonho da casa própria.

Mainardes que esteve recentemente em Brasília, no Ministério das Cidades, festeja a renovação do contrato e a vontade do governo em continuar trabalhando para oferecer moradia digna aos petrolinenses. “Com essa autorização, a Prefeitura de Petrolina contratará, ainda este ano, com 4 mil novas habitações, que começarão a serem construídas até dezembro. Além dessas, nós estamos liberando mil casas que foram contratadas em 2010, mas, que na época, tiveram pequenos problemas com a localização e agora estão sendo liberadas. Então, teremos um quantitativo de 5 mil novas casas do Minha Casa, Minha Vida para Petrolina”, explica a secretária, trazendo outro número importante para o município. “Com as 2.500 casas já entregues, nós teremos o maior programa habitacional do Norte/Nordeste do Brasil, segundo o próprio Ministério das Cidades”.

Mainardes explica ainda que os motivos que levaram Petrolina à posição de destaque no acréscimo de número de habitações do Minha Casa, Minha Vida. “É pelo modo como estamos trabalhando; pela credibilidade que nós temos junto ao Ministério das Cidades, à Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil e, principalmente, por nós apresentarmos um diferencial: onde cada um desses novos empreendimentos forem se instalando, as construtoras responsáveis terão que dar como contrapartida uma escola de seis salas de aula, uma creche e um clube do bairro. Isso, aos olhos dos gestores do Ministério das Cidades, é uma coisa importantíssima, pois pensamos na educação das crianças e no social”, salientou.

Operações Coletivas

Recentemente a Prefeitura de Petrolina promoveu também a migração das famílias do programa “Operações Coletivas” no bairro Pedra Linda para o “Minha Casa, Minha Vida” foi a pequena quantia destinada para a construção de cada moradia. “Hoje é inviável a gente contratar qualquer construtora com o valor de R$ 9 mil por cada habitação. Diante desse impasse que vínhamos tendo, nós buscamos a solução de readequá-los no Minha Casa, Minha Vida para garantir que essas famílias pudessem receber as suas casas”, explicou a secretária Marlize Mainardes.

No Brasil esta é a primeira experiência de distrato e migração de um programa habitacional para outro. O pioneirismo da Prefeitura de Petrolina foi motivo de elogios por parte do Ministério das Cidades na última semana. As famílias envolvidas neste processo de migração estão sendo contempladas com as unidades do Conjunto Nova Vida I, no bairro João de Deus.

.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TRE-PR forma maioria contra cassação do senador Sergio Moro

post-image

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já tem maioria contra a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) na tarde desta terça-feira (9/4), com placar de 4 a 2 a favor do ex-juiz da Lava Jato.

A sessão desta terça começou com o placar de 3 a 1 contra a cassação de Moro. No primeiro voto, do desembargador Eleitoral Julio Jacob Júnior, a diferença diminuiu, e o placar foi para 3 a 2. Seguindo o voto do relator, Luciano Carrasco Falavinha Souza, o desembargador Anderson Ricardo Fogaça votou contra a cassação do senador.

Jacob Júnior elogiou tanto o voto do relator quanto o que abriu a divergência. No entanto, decidiu aderir ao voto divergente, do desembargador Eleitoral José Rodrigo Sade. Jacob votou pela procedência das ações pela cassação e inelegibilidade de Moro. Ele considerou que houve…

Read More
Política Relevantes

Isaac Carvalho e Joseph Bandeira firmam parceria para eleições 2024

post-image

“A união entre os ex-prefeitos de Juazeiro renova as esperanças dos juazeirenses, que clamam por mudança na gestão municipal. Isaac e Joseph contam com o apoio do Governador Jerônimo Rodrigues e de outras lideranças importantes da base do Presidente Lula”.

Esta foi a conclusão dos presidentes municipais do PT, Luiz Félix, e do PSB, Naldinho do Quidé, após uma reunião que aconteceu com os líderes políticos, neste fim de semana, em Juazeiro. Além dos presidentes das siglas e os ex-prefeitos, participaram do encontro o também ex-prefeito, Paulo Bomfim (PT), o vereador Alex Tanuri (PT), e Aislan Brito, secretário do PSB/Juazeiro.

Para alguns interlocutores, a parceria entre Joseph Bandeira e Isaac Carvalho, além de um marco na política local, fortalece de vez a oposição à atual gestão. Os dois ex-prefeitos contam com o apoio do Governador Jerônimo Rodrigues,…

Read More
Política Relevantes

Moraes abre inquérito contra Musk após ameaças

post-image

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, ontem (7), a abertura de um inquérito contra Elon Musk, dono do X, o antigo Twitter, após ameaças do empresário.

A medida acontece após Musk dizer que liberaria contas que haviam sido suspensas por decisões judiciais. Na determinação, Moraes acrescenta que, se a plataforma não respeitar as medidas judiciais, uma multa diária de R$ 100 mil será aplicada por perfil desbloqueado.

“Na presente hipótese, portanto, está caracterizada a utilização de mecanismos ilegais por parte do “X”; bem como a presença de fortes indícios de dolo do CEO da rede social X, Elon Musk, na instrumentalização criminosa anteriormente apontada e investigada em diversos inquéritos”, diz um trecho.

Na ainda decisão, Moraes pede a inclusão de Elon Musk como investigado em um inquérito já existente,…

Read More
Política Relevantes

Lewandowski diz que foragidos de Mossoró capturados tentavam sair do país

post-image

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta quinta-feira (4/4), que os dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, tentavam sair do país. Eles foram recapturados no início da tarde em Marabá, no Pará.

Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro. Eles aproveitaram uma falha na arquitetura da unidade prisional.

De acordo com Lewandowski, os dois homens receberam ajuda da facção criminosa Comando Vermelho e foram transportados de carro, inicialmente por 34 km, além de receberem suporte de comparsas. 

“Eles foram presos a 1.600 km do local da fuga, o que mostra que foram ajudados e tiveram auxílio de seus comparsas e da associação criminosa a que pertenciam. Eles estavam…

Read More
Política Relevantes

Vice-presidente Geraldo Alckmin é diagnosticado com Covid

post-image

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi diagnosticado com Covid e não cumprirá agendas na segunda-feira (1), informou a assessoria do político neste domingo (31). Segundo o comunicado, o vice-presidente “tem sintomas leves e passa bem”.

Alckmin, que além de vice é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, permanecerá em casa enquanto se recupera da doença.

Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, residem no Palácio do Jaburu, residência oficial da Presidência da República que costuma ser utilizada pelo vice-presidente do Brasil.

Esta é a segunda vez que o vice é infectado pelo coronavírus. A primeira foi em 2022, o que impediu que Alckmin comparecesse presencialmente do lançamento da chapa que formou com Lula para a disputa presidencial daquele ano. O político participou virtualmente.

Médico, Alckmin aplicou a quinta dose de…

Read More
Política

Com investimento de mais de R$ 40 milhões, governadora Raquel Lyra entrega a PE-638 totalmente requalificada

post-image

Mais de 388 mil petrolinenses estão sendo beneficiados com a entrega da restauração da PE-638, feita pela governadora Raquel Lyra nesta terça-feira (26). Importante via para o fortalecimento da produção da fruticultura no Sertão do São Francisco, a estrada recebeu investimentos no valor de R$ 40,7 milhões para as obras, que contemplaram o trecho que vai do entroncamento com a BR-428 até o entroncamento com a BR-407, dentro do Perímetro Público de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina.

“Estou muito feliz em estar de volta à Petrolina entregando a requalificação de uma rodovia que era tão solicitada pela população. Agora, os trabalhadores e moradores daqui vão poder transitar com tranquilidade, ainda mais com o guarda-corpo que colocamos para evitar que os carros caiam no canal, e com isso muitas pessoas perderem seus bens e suas vidas”, destacou Raquel Lyra.

Política

Oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI) da Macrorregião Norte é realizada em Juazeiro

post-image

Nos dias 21 e 22 de março de 2024, este Núcleo Regional de Saúde Norte/Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB realizou a Oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI) da Macrorregião Norte. O evento aconteceu no Rapport Hotel, em Juazeiro-BA.

Na ocasião, participaram os(as) Secretários(as) Municipais de Saúde da macrorregião e seus técnicos de planejamento em saúde. A oficina foi conduzida pelos membros do Grupo Técnico de Trabalho Macrorregional (GTTM) constituído por representantes de municípios, do Núcleo Regional de Saúde, da SESAB e do Ministério da Saúde. O evento foi iniciado com saudações e acolhimento de Dr. Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte que na ocasião, também, representava o Subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr Paulo Barbosa. 

A primeira discussão trouxe como tema: “Macro que temos x Macro que queremos” apresentada pela…

Read More
Política Relevantes

Simão Durando recebe apoio do Avante e fortalece pré-campanha à reeleição

post-image

O prefeito Simão Durando recebeu mais um importante apoio na sua caminhada de pré-campanha na disputa das eleições deste ano. Nesta quinta-feira (20), o Avante confirmou que marchará junto ao gestor petrolinense no projeto de reeleição. A reunião, que selou a parceria, contou com a participação do presidente do partido em Petrolina, Carlos Alberto Junior, o ex- vereador Junior do Gás, pré- candidatos e candidatas ao legislativo, além do ex-prefeito Miguel Coelho.

É o segundo partido a manifestar desejo por uma reeleição de Simão. A aliança vem para fortalecer o trabalho já realizado no município e em uma futura disputa eleitoral, além de agregar novas lideranças ao grupo.

Na ocasião, Simão Durando agradeceu a confiança do partido ao projeto que tem permitido Petrolina crescer e se destacar nos cenários estadual e nacional. “Petrolina voltou a ser grande…

Read More