Após críticas de militares, Amorim pede ‘respeito à autoridade civil’

Ministro falou sobre o assunto após audiência sobre base na Antártica. Desde fevereiro, governo Dilma é alvo de críticas de clubes militares.

Celso Amorim durante audiência pública no Senado (Foto: Natalia Godoy / G1)

O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira (6) que não está “preocupado” em relação às recentes críticas de militares ao governo da presidente Dilma Rousseff, mas pediu “respeito à autoridade civil”.

Desde o fim de fevereiro, clubes que reúnem reservistas da Marinha, Exército e Aeronáutica, publicaram duas cartas com críticas ao governo. A primeira expressou “preocupação” com declarações de duas ministras do governo e do PT sobre a ditadura militar, sem que a presidente Dilma Rousseff manifestasse “desacordo”. Após o manifesto, a carta foi retirada do ar.

Depois, uma segunda carta foi publicada para reiterar as críticas da primeira. Conforme “O Globo”, o ministro da Defesa, Celso Amorim, decidiu punir os militares envolvidos, o que foi negado oficialmente pelo ministério.

Após audiência pública no Senado sobre o acidente que matou dois militares na base da Marinha na Antártica nesta terça, Amorim disse que a punição aos militares está “nas mãos” dos comandantes das Forças Armadas. “Eu não vou me estender sobre isso, esse assunto já foi objeto de orientação, o assunto se encontra nesse momento nas mãos dos comandantes das Forças.”

“Não estou preocupado com questão de afronta. O que é importante é o respeito à autoridade civil, da mesma maneira que nós respeitamos muito o profissionalismo dos militares. O governo da presidenta Dilma tem dado demonstrações bem efetivas disso, inclusive recriando condições de trabalho que estavam precárias”, afirmou o ministro.

Sobre a Comissão da Verdade, Celso Amorim disse ainda que é preciso “respeitar a lei”. “Eu vejo muita preocupação em relação à Comissão da Verdade e a Comissão da Verdade é lei, todos nós brasileiros, militares e civis, todos temos que respeitar a lei. É preciso ter clareza, também, que a lei vai ser aplicada na sua integralidade, inclusive na observância da Lei da Anistia, o governo respeitará o que foi pactuado porque está na lei”.

Antártica

O ministro da Defesa se reuniu no Senado Federal com representantes da Marinha e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para falar sobre o incêndio que destruiu parte da base brasileira Estação Antártica Comandante Ferraz, no último dia 25. O acidente deixou dois militares mortos.

A audiência pública conjunta das comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) discutiu providências que serão tomadas pelo governo brasileiro para a reconstrução da Estação Comandante Ferraz e a retomada das pesquisas do programa Proantar.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, reafirmou que a construção da nova base só poderá começar no verão de 2013/2014. “O valor do prejuízo não interessa muito, interessa o que vai ter que fazer (…) a partir da determinação da Dilma de que a base seja refeita”, afirmou o ministro se dizendo ‘otimista’ com a reconstrução da estação.

Celso Amorim não ficou até o fim da audiência pública e na saída falou sobre ajuda aos familiares dos militares mortos.

“Eu estou aguardando uma resposta da Marinha, está sendo feita e estudada, haja exemplo de outras situações como base, como a do Haiti. Evidentemente que a atenção será dada, eles morreram heroicamente”, afirmou o ministro em relação aos dois militares mortos, que, segundo Amorim, tentaram “debelar o incêndio antes de morrer”. “Digamos que haveria tempo para simplesmente se afastar, mas eles foram lá com um objetivo específico”.

Quanto à indenização dos pesquisadores que perderam bens materiais, Amorim disse que “o que for necessário recolocar será feito, parte pela Marinha, que diz respeito à logística, o que for relativo a equipamento, material de pesquisa, em geral, será parte do Ministério da Ciência e Tecnologia”.

O requerimento de convocação do ministro da Defesa foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores na última quinta-feira (1º). O documento foi assinado pelos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Fernando Collor (PTB-AL).

O comandante da Marinha, o almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, o ministro interino de Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias e o secretário da Comissão Interministerial de Recursos do Mar, Marcos José de Carvalho Ferreira, estavam presentes na audiência. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, foi substituído pelo secretário-executivo da pasta já que está em viagem oficial com a presidente Dilma Rousseff na Alemanha.

O secretário da Comissão Interministerial de Recursos do Mar, Marcos José de Carvalho Ferreira, mostrou fotos do incêndio nas áreas da estação e falou sobre o futuro da pesquisa na Antártica.

“Após o término da perícia, haverá o emprego dos navios no limite de sua capacidade”. O secretário falou também da necessidade de intensificar a cooperação internacional, como a do país do Chile, e destacou a primeira fase de providências emergenciais, a de concessão de um crédito extraordinário de R$ 40 milhões. A segunda fase, de acordo com ele, será de concessão de crédito especial para a realização de um projeto detalhado da nova estação.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política

Isaac Carvalho lança pré-candidatura a prefeito de Juazeiro no dia 1º de junho

post-image

O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, lançará a sua pré-candidatura para concorrer novamente ao cargo de prefeito do Munícipio. A data escolhida é o dia 1º de junho, sábado, em Juazeiro.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente do Partido dos Trabalhadores Estadual, Éden Valadares, aparece ao lado do presidente do PT de Juazeiro e do ex-prefeito Isaac convocando a militância de Juazeiro para o lançamento oficial da pré-candidatura de Isaac Carvalho a prefeitura de Juazeiro.

Segundo Éden, o pré-lançamento será uma festa bonita do 13, do time de Jerônimo e Lula, que marcará o retorno de Isaac à prefeitura, com as presenças confirmadas do Senador Jaques Wagner, do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, da bancada federal e estadual do PT.

Isaac por sua vez reforçou o convite nas suas redes sociais…

Read More
Política

TRE suspende propaganda do PT na Bahia por promoção pessoal de pré-candidato

post-image

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) determinou a suspensão de uma propaganda do PT em Vitória da Conquista, no Sudoeste. A medida foi tomada pela juíza Arali Maciel Duarte, relatora do caso, após recurso interposto pelo partido União Brasil, agremiação a quem pertence a prefeita Sheila Lemos, que concorre à reeleição. As informações são do Bahia Notícias, parceiro da redeGN.

Segundo a decisão, a propaganda serviu como promoção pessoal do pré-candidato do PT no município, o deputado federal Waldenor Pereira, o que configurou desacordo com a legislação eleitoral. O fato decorre da divulgação de mensagens com falas do governador Jerônimo Rodrigues e do próprio Waldenor Pereira.

No caso do deputado federal, ele afirma que “Conquista vai voltar a brilhar. Tá na hora de chegar junto com a Bahia e com o Brasil pra melhorar a sua vida”.

Política

Lula anuncia medidas para aliviar cofres de prefeituras

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu, nesta terça-feira (21), com uma série de medidas para aliviar o aperto fiscal das prefeituras do país. Entre as medidas estão a manutenção da alíquota previdenciária sobre a folha de pagamento dos municípios em 8%, novas regras para financiamento de dívidas e precatórios e facilitação de acordos para transferências de recursos da União.

Lula discursou durante a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. Conhecida como Marcha dos Prefeitos, durante o evento, os gestores das cidades brasileiras se reúnem na capital para apresentar ao governo federal as demandas locais.

Para o presidente, as reivindicações dos munícipes são justas e merecedoras, e o governo federal vai atendê-las na medida do possível.

“No ano seguinte, está…

Read More
Política Relevantes

Ebrahim Raisi, presidente do Irã, morre em queda de helicóptero

post-image

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira (20).

Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor. Segundo o blog da Sandra Cohen, a morte de Raisi deve disparar uma disputa feroz pelo cargo.

Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades que voltavam do Azerbaijão.

A queda da aeronave ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental,…

Read More
Política

Lula cobra agilidade de ministros para liberação de auxílio a moradores do RS

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou agilidade de ministros para a liberação do auxílio a moradores do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes.

Muitas pessoas perderam itens pessoais, roupas, eletrodomésticos, móveis, carros e até mesmo as casas em que moravam.

A cobrança foi feita ao longo de um almoço no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília, neste sábado (18).

O pagamento do benefício no valor de R$ 5,1 mil foi anunciado nesta semana e é voltado às famílias que sofreram perdas nas enchentes. A medida provisória que autoriza os pagamentos já foi publicada, mas a portaria com os detalhes da liberação dos valores ainda está sendo construída.

Os ministros relataram ao presidente os principais desafios para garantir que os pagamentos…

Read More
Política Relevantes

Pesquisa: para 55% da população, Lula não merece ser reeleito em 2026

post-image

Por Rosana Hessel

A primeira edição da pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de 2026 mostra que, se a eleição fosse hoje, 55% da população não daria nova chance ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto isso, 42% apoiam a reeleição do petista e os 3% restantes, não sabem ou não responderam, de acordo com o levantamento divulgado ontem.

A pesquisa mostra que 47% dos eleitores poderiam votar para reeleger Lula, mas 49% rejeitam o atual chefe do Executivo. E, assim como na eleição de 2022, Lula tem maior apoio no Nordeste, onde o percentual dos entrevistados que dariam nova chance ao petista é de 60%. Entre os mais pobres, o atual presidente mantém a popularidade, pois entre os que ganham até dois salários mínimos 54% votariam no petista contra 43% que responderam o contrário….

Read More
Política

Período de fechamento do cadastro eleitoral se estenderá até o dia 5 de novembro de 2024

post-image

Desde a última quinta-feira, dia 9 de maio, o cadastro eleitoral está encerrado para solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral.

O período de fechamento do cadastro se estenderá até o dia 5 de novembro de 2024, conforme determina a Resolução Nº 23.737, de 27 de fevereiro de 2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após essa data, o cadastro será reaberto e o atendimento aos eleitores será retomado nas unidades da Justiça Eleitoral em todo o país.

Os 150 dias em que o cadastro eleitoral permanecerá fechado são destinados à organização das Eleições Municipais de 2024, que ocorrem no dia 6 de outubro (1º turno) e, nos municípios em que  houver 2º turno, acontecerá no dia 27 do mesmo mês.

Alguns serviços permanecerão disponíveis pela internet, como a emissão de certidões…

Read More
Política Relevantes

Eleitora apresenta documento falso em atendimento do TRE-BA e é conduzida em flagrante para Polícia Federal

post-image

Uma mulher foi conduzida em flagrante para a sede da Polícia Federal em Salvador, no bairro Água de Meninos, depois de apresentar documento de residência falsificado durante atendimento no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). As informações são do Bahia Notícias, parceiro da redeGN.

De acordo com o TRE-BA, o episódio aconteceu nesta segunda-feira (6), quando um servidor da 11ª Zona Eleitoral e a Polícia Judicial do TRE-BA notaram a conduta da eleitora do interior da Bahia. 

A Corte confirma que este é o segundo caso flagranteado pelo TRE-BA em menos de uma semana. “O Órgão segue atento nessa reta final de fechamento do Cadastro Eleitoral para coibir práticas ilícitas, que implicam na segurança das eleições”, afirma o tribunal em nota.

Após a realização do boletim de ocorrência, a suspeita foi levada para audiência…

Read More