
Depois das crianças, quem mais gera expectativas para a comemoração do dia 12 de outubro é a classe dos comerciantes. Em Juazeiro e Petrolina não poderia ser diferente. A data é uma das mais vendáveis para o comércio e já agita os centros das duas cidades uma semana antes da comemoração.
Zilma Aires, proprietária de uma das lojas de brinquedos mais procuradas de Petrolina, fez uma ampliação considerável no seu estabelecimento, confiante nas vendas desse ano. “Do dia das crianças até o Natal o movimento na loja é bastante intenso. Ampliamos o espaço, contratamos mais funcionários esperando que a procura seja tão boa quando a do ano passado.
“O skate de duas rodas é um dos brinquedos mais procurados tanto pelos meninos quanto pelas meninas”, afirma Zilma, que já aumentou o demanda do produto na loja. Ainda de acordo com a comerciante, a busca é sempre por produtos que possibilitem alguma interatividade. “Brinquedo que não faz nada fica de escanteio”, conclui.
Mas as opções para presentear os pequenos juazeirenses e petrolinenses não se restringem a brinquedos bem elaborados e de alto valor. Os centros de camelôs se caracterizam como uma alternativa para a maioria da população que deseja economizar, sem deixar de agradar às crianças.

O Camelô Dois de Julho, por exemplo, rouba a cena no mercado de vendas em Juazeiro. De acordo com a comerciante Ernestina Nonato, “o camelô é o Shopping da cidade”.
Ela afirma que, além dos brinquedos, os pais ainda procuram bolsas, cintos e roupas nessa época. E sempre dá para pedir um desconto. “Todo mundo pede uma pechinchar na hora da compra, não tem jeito”, diz Ernestina.
Com esta variedade de preços e opções, os papais, tios e avós não têm desculpas para não comprar um presentinho para a criançada nesta data tão esperada por elas.
Por Ricardo Alves
Fotos: Cristina Duarte